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Objetivos

OBJETIVOS E EIXOS TEMÁTICOS

Os objetivos do IV Seminário serão:

- Debater os impactos das (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil na EPT;

- Debater temas de EPT;

- Apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas junto aos grupos interinstitucionais;

- Dialogar com a sociedade, buscando compreender as demandas e anseios em relação à EPT;

- Viabilizar um espaço de diálogo entre estudantes, egressos, docentes e comunidade externa sobre o campo da EPT e;

- Contribuir na formação continuada de docentes, discentes e egressos vinculados a EPT.


EIXOS TEMÁTICOS:

- Eixo 1 - Formação de professores na/para a EPT: abarca estudos sobre formação inicial e continuada de professores para EPT no contexto atual. Envolve ainda as políticas de formação de professores e as relações educação, trabalho e sociedade e o estado da arte da formação de professores.

 

- Eixo 2 - Educação de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão na EPT: integra estudos acerca da trajetória histórica da inclusão educacional, do papel da escola na inclusão dentro da perspectiva da diversidade, das concepções de Educação Inclusiva e Diversidade Cultural. Também abrange estudos das dimensões sócio-históricas, políticas e econômicas da EPT no Brasil pautado na relação trabalho e educação, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos.

 

- Eixo 3 Trabalho, Educação e Currículo Integrado: aborda temáticas relacionadas ao trabalho e à educação, incluindo trabalho pedagógico. Abrange estudos teóricos sobre discursos expressos em documentos oficiais e em contexto da prática curricular na EPT em suas diversas formas de oferta, com foco na formação integral de estudantes, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais.

 

- Eixo 4 - Tecnologias e práticas educativas em EPT: inclui estudos relativos à relação da EPT com as demais instâncias da sociedade, permeada pelo princípio educativo do trabalho. Elementos como sustentabilidade, novas tecnologias, mudanças no mundo do trabalho, dentre outras, são abrangidos por este eixo. Ainda, abrange estudos teóricos sobre discursos expressos em documentos oficiais e em contexto das práticas educativas na EPT em suas diversas formas de oferta, em espaços formais e não formais.

 




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