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Investigação sobre a dimensão formativa do Amor/Eros na obra “O Banquete” de Platão.
Última alteração: 21-10-2024
Resumo
Esta pesquisa caracteriza-se pela investigação sobre as possibilidades educacionais quedecorrem da compreensão socrático-platônica do que seja o Amor e que implicaçõesfilosóficas e educacionais advém dessa concepção para o campo filosófico-educativo. Oobjetivo geral foi investigar o conceito de Amor/Eros no livro O Banquete de Platão e suaimplicação para um processo formativo ético-humanista do ser humano. Para dar conta dopresente objetivo, pretende-se compreender as diferentes concepções acerca do tema doAmor apresentadas na obra O Banquete de Platão, analisar a dimensão formativa doconceito de Amor e seu desdobramento para a concepção platônica de Sabedoria erelacionar a concepção educacional platônica com a dimensão formativa do sujeito naatualidade, em oposição às demandas utilitárias do presente. Este projeto é realizado pormeio de uma pesquisa de tipo qualitativa, com destaque para as publicações da SociedadeBrasileira de Filosofia da Educação (Sofie), entre os anos de 2018 a 2024. A abordagemusada é analítico-reconstrutiva do pensamento do autor e das produções da Sofie. O projetotoma como referência da pesquisa do pensamento de Platão a obra O Banquete (1973), e aleitura de comentaristas de referência do pensamento grego antigo, de modo especial otexto de Werner Jaeger, Paideia: a formação do homem grego (2003). Para o andamentodas atividades são realizados encontros de leitura e reflexão sobre a temática proposta. Umdos benefícios gerados é a formação de estudantes de nível médio para a prática da escritaacadêmica voltada para a pesquisa filosófica, bem como espaço de divulgação doconhecimento para a comunidade do Campus Erechim e do IFRS. Com a realização desteprojeto contribui-se para a formação cidadã e crítica dos participantes e o avanço daconstituição de sentido e de uma prática filosófica potente, alicerçada numa obra clássicada Filosofia ante a suposta utilidade de práticas imediatistas correntes no tempo presente.Do ponto de vista teórico, a pesquisa sugere que o conceito de amor apresentado porPlatão através do diálogo de Sócrates com Diotima ainda apresenta força conceitual emfunção do seu aspecto ascético formativo, qual seja o de manter-se em permanente estadode tensão entre a fragilidade do mundo sensível e o papel da formação humana com vistasa realização do ideal ético-humanista. A compreensão desta hipótese e sua análiseoferecem elementos importantes de serem resgatados e trazidos ao tempo presente parafazer frente às formas utilitaristas de formação humana, baseada principalmente naconcepção contemporânea técnico-utilitarista, que por vezes afasta-se de umacompreensão ético-humanista.
Palavras-chave
Platão; amor; filosofia.
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