Portal de Eventos do IFRS, 13º JEPEX e 7ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Química para o Ensino Médio: uma experiência de ensino e aprendizagem
Andressa dos Santos, Andressa Sausen de Freitas, Guilherme Barcellos de Moura

Última alteração: 17-10-2024

Resumo


O ensino da química provoca nos alunos uma inquietação em razão das dificuldades de aprendizagem, devido ao grande número de fórmulas, conceitos e estruturas, o que causa nos estudantes desinteresse e os impede de relacionar o conteúdo estudado em sala aos assuntos do cotidiano. Superar este ensino descontextualizado possibilita a desmistificação da parte dos alunos a respeito de tal disciplina. A monitoria de química possui o objetivo de auxiliar os estudantes a enfrentarem esses impasses, contribuindo para o êxito do discente ao aprender e dar o suporte necessário para que este tenha bons resultados em seu desempenho escolar. Ainda, a relação entre estudantes, muitas vezes, gera um ambiente mais confortável para que os aprendizes possam tirar suas dúvidas que acabam sendo deixadas de lado ao decorrer das aulas com o professor, visto que, muitos estudantes, hesitam ao questionar o docente em sala. Até o mês de setembro, foram 28 estudantes atendidos, muitos retornaram à monitoria pelo resultado positivo. Com uma carga horária de 8 horas semanais e com a possibilidade de agendamento para estudantes cujo tempo disponível é limitado, o monitor auxilia os discentes em sala de aula, utilizando os materiais disponibilizados pelos professores coordenadores da bolsa de ensino, como apagadores, canetas para quadro branco e materiais didáticos das aulas. A atividade também é benéfica para o bolsista, pois este consegue revisar conteúdos de anos anteriores, além de complementar seus estudos para atividades mais complexas, tendo em vista que o ensino também gera aprendizagem. A experiência obtida na monitoria de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Erechim, traz diversos pontos favoráveis ao monitor, tanto em seu desempenho escolar atual, quanto em sua futura vida profissional e acadêmica, além de despertar o interesse do estudante para a docência.


 


Palavras-chave


Química; Ensino, Monitor; Monitoria; Discente.

Texto completo: PDF