Portal de Eventos do IFRS, 13º JEPEX e 7ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Laboratório e Monitoria de Matemática: Potencializando o Ensino e Aprendizado no IFRS – Campus Erechim
Mateus Antônio Corteze, Valeria Espindola Lessa

Última alteração: 17-10-2024

Resumo


Este trabalho apresenta o projeto de ensino "Laboratório e Monitoria de Matemática" cujo objetivo é criar espaços voltados ao ensino e aprendizagem da Matemática, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e da monitoria. A monitoria, consolidada no campus como um espaço de suporte aos estudantes com dificuldades em componentes curriculares de matemática, visa proporcionar atendimento especializado para ajudar os alunos a superar obstáculos conceituais e procedimentais. A constituição do LEM no Campus teve início em 2020, na modalidade física e virtual, e todos os anos são realizadas ações de ensino objetivando qualificar estes espaços. Agora em 2024, com o auxílio de um bolsista do Ensino Médio Integrado em Mecatrônica, estamos dando continuidade. O LEM visa apoiar o professor e o monitor no ensino, fornecendo recursos e materiais didáticos que ampliam e diversificam as metodologias tradicionais de ensino da Matemática. O monitor tem desempenhado um papel importante na utilização desse espaço, confeccionando recursos didáticos artesanais como ciclos trigonométricos, sólidos geométricos e teodolitos, usando materiais simples como papel, papelão, EVA, cola, tesoura, entre outros, bem como na organização desse espaço. Foram realizadas a catalogação dos itens em planilha eletrônica, a fim de termos um melhor controle destes recursos. No laboratório virtual, também foi realizada a organização dos links de sites, aplicativos e objetos de aprendizagem que tratam de Matemática, a partir dos níveis de ensino das propostas. Todos esses recursos, somados ao ambiente mais informal e acolhedor, têm favorecido a participação dos estudantes, permitindo um envolvimento mais profundo com os conteúdos. A monitoria, com carga horária de 8 horas semanais, tem sido essencial para esclarecer dúvidas e reforçar conteúdos, abrangendo temas como matrizes, progressões aritméticas e geométricas, funções, probabilidade e matemática financeira. Até o momento, nove alunos do ensino médio integrado do IFRS - Campus Erechim participaram das monitorias, demonstrando uma melhora significativa no desempenho acadêmico. Embora o projeto ainda esteja em desenvolvimento, seus objetivos já estão sendo cumpridos com êxito. A associação entre a monitoria e o LEM tem se mostrado bastante positiva, pois, ao identificar as dificuldades dos colegas, o monitor propõe materiais e atividades que possam ser desenvolvidos, confeccionados ou adquiridos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Dado o exposto, a experiência tem sido extremamente enriquecedora para o monitor, promovendo seu crescimento pessoal e profissional, além de apontar para uma possível carreira docente e acadêmica.



Palavras-chave


Matemática, Monitoria, Ensino, Aprendizagem.

Texto completo: PDF