Tamanho da fonte:
Monitoria acadêmica: modelagem e costura
Última alteração: 17-10-2024
Resumo
A formação acadêmica enfrenta atualmente grandes desafios e exige adequações nos métodos de ensino para atender às demandas do mercado profissional. A monitoria potencializa os processos de ensino e aprendizagem e contribui com a formação acadêmica dos estudantes. No Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS - Campus Erechim, dentre os cursos ofertados estão cursos das áreas de Moda e Vestuário, com formação prática dos processos de desenvolvimento dos produtos. Sendo assim, é importante a orientação de monitores até que os estudantes adquiram as competências técnicas necessárias, bem como para a promoção de um ambiente colaborativo que combine teoria e prática. Nesse sentido, o objetivo geral deste projeto é melhorar o processo de ensino e aprendizagem e garantir uma formação acadêmica de qualidade aos alunos dos cursos de Tecnologia em Design de Moda e Técnico em Modelagem do Vestuário, especialmente nos conteúdos relacionados a Modelagem e Costura. Especificamente, busca-se disponibilizar horários de monitoria nos laboratórios de costura e modelagem, com vistas a promover a compreensão de conteúdos, a troca de conhecimentos e a superação de dificuldades de aprendizagem A metodologia proposta consiste na orientação acadêmica realizada por estudante com experiência em modelagem e costura. Com carga horária de 16 horas semanais, a monitora atua em salas de aula e laboratórios, apoiando as atividades dos professores e prestando suporte direto aos estudantes, por meio de esclarecimento de dúvidas e orientação sobre a correta utilização de equipamentos e materiais, sempre sob supervisão do professor. Os resultados esperados da monitoria incluem uma melhoria significativa na qualidade do ensino nos cursos das áreas de moda e vestuário. Até o momento, as interações iniciais entre monitores e estudantes já demonstraram aumento de participação e compreensão do conteúdo prático. Os alunos ficaram mais motivados a participar das atividades, refletindo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo. A implementação deste projeto de monitoria revela-se base para uma formação integral dos alunos e contribui para a ligação entre a teoria e a prática. Seus benefícios vão além do aprendizado técnico, envolvendo os estudantes e promovendo espaços ricos de interação. Além disso, a experiência adquirida no monitor é de grande importância para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Em suma, este projeto representa um passo importante para a melhoria da qualidade educacional dos cursos oferecidos pelo IFRS Campus Erechim, respondendo às necessidades do mercado e preparando os estudantes para os desafios futuros.
Palavras-chave
Modelagem; Costura; Formação acadêmica
Texto completo:
PDF