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Integração curricular no ensino médio em informática e os conteúdos da educação física: uma análise do ano letivo de 2023
Evelyn Rodrigues Kelin Fabisiak, Ivan Carlos Bagnara

Última alteração: 09-10-2024

Resumo


No Ensino Médio Integrado (EMI), a Educação Física (EF) enfrenta o desafio de se tornar um componente curricular que ensine e produza conhecimentos e saberes, preferencialmente articulados com os conteúdos dos demais componentes curriculares dos diferentes cursos. Considerando esse desafio, o objetivo do trabalho foi identificar os conteúdos da EF, com seus conhecimentos e saberes, que possuem potencial para serem integrados com os conteúdos dos demais componentes curriculares do curso de EMI em Informática. Essa premissa justifica-se pela necessidade de desenvolver um processo educativo mais articulado, ao mesmo tempo que evidencia, aos professores, novas possibilidade de conexões entre os conteúdos específicos de cada componente curricular. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, cujos dados foram produzidos por meio de relatórios elaborados pelos estudantes do segundo ano em Informática, ao final de cada trimestre letivo, durante o ano de 2023. No primeiro e segundo trimestre de 2023, a EF abordou principalmente a temática esportes, com os conteúdos de badminton, dimensões sociais do esporte e práticas corporais adaptadas (voleibol sentado, goalball e estudos de temas como biotecnologia, acessibilidade, etc.). Os estudantes apontaram que esses conteúdos podem ser integrados com Biologia (bioquímica celular), Geografia (globalização), Matemática (progressões matemáticas) e Sociologia (desigualdade social, capitalismo, inclusão social e acessibilidade para pessoas com deficiência). A unidade didática de práticas corporais adaptadas, ultrapassou o período do primeiro trimestre, sendo iniciado na segunda metade do primeiro trimestre e finalizando na segunda metade do segundo trimestre. No terceiro trimestre, três temáticas principais foram estudadas: ginástica de performance (ginástica artística e testes de performance), dimensões sociopolítica e sociocultural da saúde e as práticas corporais de aventuras (urbanas e na natureza). Os conteúdos relacionados aos testes físicos do Proesp-BR (programa esporte Brasil) e ginástica artística podem se conectar com Biologia, Física, Sociologia e Artes. As práticas corporais de aventura, por sua vez, possuem temas que se relacionam com Geografia, Filosofia, História e Biologia. O estudo das práticas corporais de aventura trouxe reflexões sobre saúde, ecologia, desafios físicos e questões sociais, encerrando o ano letivo com uma abordagem interdisciplinar entre EF e Biologia. Conclui-se que há várias possibilidades para desenvolvimento de processos educativos integrados e a experiência de integração entre EF e Biologia demonstrou que esse movimento é muito benéfico para os/as estudantes, pois facilita a compreensão dos conteúdos, conhecimentos e saberes produzidos na escola.

Palavras-chave


Educação física escolar; Currículo integrado; Produção de conhecimentos

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