Portal de Eventos do IFRS, 12º JEPEX e 6ª Mostra Cultural

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Monitoria de informática básica
Eduardo Henrik Kirniew Cervieri, Gema Luciane Agliardi

Última alteração: 04-10-2023

Resumo


O projeto de monitoria de informática básica e banco de dados empenhou-se em proporcionar um auxílio no ensino dos componentes curriculares de informática básica e banco de dados no ambiente do IFRS campus Erechim, tendo foco na demonstração de como se utilizar softwares do pacote office e no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de banco de dados. O principal papel da monitoria é auxiliar os alunos que possuem dúvidas ou dificuldades no aprendizado durante as aulas, sendo uma alternativa de aprendizagem focada nas necessidades individuais dos estudantes, com o objetivo de encontrar as dificuldades dos alunos e auxiliá-los. A bolsa consiste de 8 horas semanais, sendo efetuada presencialmente à tarde e ao começo da noite. O trabalho foi desenvolvido nos laboratórios de informática, com o monitor auxiliando os alunos que buscavam a monitoria. Os auxílios eram efetuados no computador usado pelo aluno, sem a intervenção direta por parte do monitor, visando o ensino passo a passo e a explicação de cada etapa da utilização dos softwares. Ao mesmo tempo que o monitor auxilia os alunos necessitados, ele também pode afirmar o seu conhecimento e desenvolver sua capacidade didática, assim como compreender a situação de muitos alunos a respeito do conhecimento que eles possuem na área da informática. A responsabilidade de ser um monitor pode ser pesada, principalmente em atendimentos mútuos, mas a experiência adquirida é muito significativa para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. A monitoria de informática teve início no mês de maio, e terá seu fim no mês de dezembro. A bolsa existia no ano anterior, com o mesmo monitor, porém, em comparação, os atendimentos realizados nesse ano foram menos recorrentes. A bolsa de informática básica sempre foi importante e relevante no campus, principalmente para alunos de mais idade que não convivem com a informática. Quanto aos resultados da metodologia realizada, não se mostra possível fazer uma avaliação completa, já que a busca por atendimentos foi significativamente baixa. Se levarmos em conta que a metodologia não mudou em relação ao ano passado, é possível considerar que o baixo rendimento em relação a esse ano é devido a baixa procura.




Palavras-chave


informática, ensino, monitoria, inclusão

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