Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Integração curricular no Ensino Médio Integrado em Informática: Possibilidades e perspectivas a partir da Educação Física
Evelyn Rodrigues Kelin Fabisiak, Ivan Carlos Bagnara

Última alteração: 11-11-2022

Resumo


Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores e por boa parte das escolas, incluindo-se os Institutos Federais, é o desenvolvimento da integração dos conteúdos e componentes curriculares no processo de ensino. Nessa direção, esse estudo objetiva identificar pontos de integração entre os conteúdos de Educação Física (EF) com os demais componentes curriculares do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, ancorada nos relatórios de aula elaborados pelos estudantes. Esse trabalho especificamente, possui como mote os relatórios sobre os conteúdos desenvolvidos no primeiro trimestre de 2022. Na EF foram estudados os esportes de marca, dentre os quais se encontram o salto em distância e o salto triplo. Foram observadas aproximações desse conteúdo com laços de repetição, em Algoritmos e com movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado, em Física. Essa aproximação se dá, pois ambos envolvem grandezas físicas como velocidade, massa, tempo e aceleração, que estão relacionados, principalmente, com a corrida preparatória para os saltos, buscando o padrão de passadas e a velocidade ideal. Simultaneamente, em EF estudamos os megaeventos esportivos (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos). Esse conteúdo está relacionado com o componente curricular de História, no qual estudamos a origem dos Jogos Olímpicos e o seu retorno em 1894, dentro do conteúdo Grécia Antiga. Da mesma forma, os legados e critérios para realização dos Jogos Olímpicos, estudados na EF, possuem relação com geopolítica, conteúdo da Geografia. Dentro do conteúdo práticas corporais e sociedade: violência, de EF, percebeu-se uma orgânica relação com Sociologia, quando estudamos sobre Durkheim, que fez a suposição da violência ser um fato social; Weber, que a trata como um instrumento de imposição da ordem jurídica; Marx, que afirmava que a violência é a parteira de toda velha sociedade que está prenhe de uma nova; e Foucault, que por meio do biopoder explica as consequências dela. Ainda em EF, estudamos sobre os padrões de beleza, estética corporal e mídia, que se relaciona com o cyberbullying, estudado na disciplina de Introdução à Internet. Assim, pode-se concluir que, mesmo com apenas um trimestre letivo analisado, foram percebidos conteúdos com significativas aproximações e que seriam possíveis de serem desenvolvidos de maneira integrada, como ocorreu em EF e Sociologia, em que os dois professores ministraram um conteúdo conjuntamente, em determinada ocasião.


 



Palavras-chave


Formação integral; Formação profissional; Ensino integrado.

Texto completo: PDF