Última alteração: 17-01-2023
Resumo
Alisson Quevedo Bacelar
Vander Yamauchi
Elisandra Tatiane Alves Ferreira
Daniela Paula Sostisso
Silvana Saionara Gollo
Denize Grzybovski
Em ambientes competitivos, redes de cooperação emergem como uma estratégia de sobrevivência ou crescimento de empresas familiares. Limitações estruturais, financeiras e competitivas de pequenas e médias empresas podem ser superadas através de sua associação em redes de relacionamento interorganizacionais. A participação em redes também facilita os processos de aprendizagem, podendo formar a base para a vantagem competitiva. O estudo justifica-se no campo teórico da administração por reunir um conjunto de informações qualitativas do funcionamento das redes de empresas. Também se justifica no campo de formação do estudante de administração por colocá-lo diante de situações práticas. Este trabalho visa compreender a forma de atuação da empresa Griebler, de Erechim/RS participante da Redemac, que atua no mercado de materiais de construção em Erechim-RS. Para isso, realizou-se um estudo do caso de abordagem qualitativa. Para obtenção de dados, realizou-se uma entrevista com um dos gestores da empresa. Utilizou-se também dados secundários, coletados através da revisão bibliográfica e fontes institucionais. Constata-se que a Redemac é uma associação de empresas que obteve grande sucesso no cenário gaúcho, pois seguiu o paradigma colaborativo com forma de maximizar vantagens provenientes de trocas de informações, ganhos em escala, diminuição de custos, compartilhamento de marketing, aumento ao poder de barganha junto aos fornecedores e criando, dessa forma, barreiras para a entrada de novos concorrentes, de maneira a torná-la mais competitiva para o enfrentamento dos grandes players do setor. O relacionamento interorganizacional igualmente deve ser regido por uma congruência de objetivos e confiança entre os atores envolvidos. Além disso, a formação e consolidação das redes de cooperação estão condicionadas à existência de termos contratuais que estabeleçam regras de gestão e conduta entre as empresas e a rede.