Última alteração: 11-11-2022
Resumo
Network é um termo que significa rede de relacionamento ou de contato, na qual um grupo de pessoas com interesses comuns se reúnem para atingir objetivos congruentes. A problemática de pesquisa reside em: como uma empresa familiar atua numa estrutura em rede? O objetivo é compreender as dificuldades da família proprietária em ingressar em uma rede de cooperação e as obrigações e vantagens de fazer parte dela. O estudo se justifica no campo teórico da administração por reunir um conjunto de informações qualitativas do funcionamento das organizações em rede. Também se justifica no campo da formação do jovem administrador por colocá-lo diante de situações particulares da gestão da empresa familiar. Os fundamentos teóricos para realização do estudo são da teoria de redes, a qual considera redes de empresa um conjunto de diferentes organizações, cujas atividades são coordenadas por contratos, acordos e relações interpessoais, e não pela criação de estruturas hierárquicas formais, custosas e rígidas. Trata-se de uma pesquisa social aplicada, desenvolvida pela estratégia de estudo de caso único, com abordagem qualitativa dos dados. O caso selecionado foi uma empresa familiar de porte médio, que atua no comércio varejista de alimentos, na região do Alto Uruguai Gaúcho. A empresa aqui denominada de “empresa Alfa”, iniciou suas atividades na década de 1960, como uma empresa de comércio de tecidos secos e molhados pelo progenitor. Posteriormente, a empresa passou a ser de propriedade de seus quatro filhos homens e o ramo de atividade evoluiu para supermercadista. Após a década de 1990, o mercado de atuação passou a ser mais competitivo e a maioria das empresas do setor de supermercado passaram a atuar em rede. A empresa Alfa ingressou na Rede União no ano de 2002, quando um dos filhos do proprietário fundou a rede. Constatou-se que a família proprietária, por ter fundado a Rede União, não encontrou dificuldades de entrar na rede, obtendo poder de barganha com a indústria. As vantagens de uma empresa familiar atuar em rede são econômico-financeiras e comerciais, pois aumenta seu poder de barganha no processo de compra junto aos fornecedores, em especial podendo realizar compras em grandes volumes diretamente dos fabricantes. Por conseguinte, o custo do produto contribui para ofertar preços de venda mais competitivas em relação aos concorrentes que atuam individualmente sendo que atuar em rede impõem algumas obrigações coletivas, que dependem de relações de confiança entre os pares.