Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria de algoritmos e lógica de programação
Lucas Blanger, Kamyle Saccomori

Última alteração: 17-01-2023

Resumo


Durante o processo de aprendizagem o aluno pode enfrentar diferentes tipos de dificuldades, em que elas podem ser causadas por diversos fatores, dentre eles, a metodologia de ensino, ambiente escolar e até mesmo problemas pessoais e familiares. Quando o aluno tem uma dúvida e resolve buscar ajuda, ele pode contatar um monitor que muitas vezes pode aparentar mais próximo de um discente do que um professor, geralmente por possuírem uma idade e pensamentos similares, ajudando no processo de compreensão por parte do aluno atendido. A monitoria buscou atender alunos do 1° Ano do técnico em informática do IFRS - Campus Erechim, auxiliando com dúvidas relacionadas à matéria de algoritmos e lógica de programação, contudo, sempre esteve aberta a atender outras turmas. Além disso, foi necessário um espaço online e outro presencial para suprir as necessidades de cada aluno. Primeiramente, um horário de estudo e debates do monitor com o professor foi realizado uma vez por semana. Em seguida, era realizado um atendimento online onde se utilizava da ferramenta de videochamadas, Google Meet, e o quadro interativo jam board para demonstrar explicações sobre os assuntos abordados. Por fim, o laboratório de informática foi disponibilizado para o atendimento presencial dos estudantes. Em síntese, a monitoria conseguiu atender todos os objetivos propostos, contribuindo para um melhor rendimento dentro da disciplina. Ademais, o monitor adquiriu uma experiência que agregou em diferentes frentes para a sua formação, pois, os atendimentos e encontros acrescentam um paralelo entre convivência e aprendizagem, além da busca por conteúdos e metodologias para uma maior compreensão dos alunos. Além de que, um ambiente de aprendizagem foi criado no laboratório, integrando diferentes matérias em um mesmo espaço, o que produziu diversas metodologias de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


aluno, lógica, programação, aprendizagem, monitoria.

Texto completo: PDF