Última alteração: 04-03-2022
Resumo
O presente trabalho é caracterizado como uma monitoria de ensino remoto. Desta forma, este projeto tem como objetivo o auxílio direcionado aos alunos com dificuldades no acesso às plataformas da instituição, aulas, conteúdos, as rematrículas e a outras informações relacionadas ao campus. Com isso, para a realização deste, foram disponibilizados horários de plantão, realizados na plataforma Google Meet, em cinco dias por semana, totalizando 10 horas semanais. Consequentemente, para haver o conhecimento destes momentos pelos alunos, foi feita a divulgação no site da instituição, nas plataformas de comunicação e pelos e-mails institucionais, além do contato pessoal feito aos alunos com menor acesso às informações. Além destas horas de plantão, houve também a oferta e atendimento de horários marcados para acesso aos computadores do instituto, dando a possibilidade aos estudantes que não desfrutam de tecnologias terem o contato com esta, e consequentemente, com os materiais dos componentes curriculares. Para isto acontecer, também foram realizadas semanalmente horas de cursos e estudos buscando o aperfeiçoamento do atendimento prestado, como por exemplo, a reunião feita junto ao setor de Registros Acadêmicos, que teve como objetivo ampliar nosso conhecimento sobre as rematrículas nas diferentes plataformas. Deste modo, foram atendidos alunos de diferentes idades e cursos, apresentando dúvidas relacionadas ao acesso ao e-mail institucional, ao Moodle, aos sistemas acadêmicos Sia e Sigaa, além do uso de computadores de forma geral, o que dificultava na aprendizagem a distância, necessária devido ao isolamento social. Portanto, o presente trabalho mostrou-se efetivo no esclarecimento de dúvidas relacionadas ao acesso à tecnologia e ao meio educacional utilizado nos últimos semestres, desempenhados remotamente.