Portal de Eventos do IFRS, 9º JEPEX e 3° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Um projeto de ensino para instrumentalizar estudantes para a utilização de estratégias de aprendizagem
Ana Paula Cervinski, Luan Rossetto, Juliana Carla Girotto, Fernanda Zatti

Última alteração: 22-12-2020

Resumo


Os cursos de formação profissional, sejam eles técnicos ou superiores, exigem dos estudantes mais autonomia na aprendizagem, administração do tempo e estratégias de estudo. Ainda, diversos estudos têm mostrado a influência da utilização de estratégias de aprendizagem no desempenho acadêmico e na qualidade das vivências acadêmicas dos estudantes. Ou seja, a instrumentalização para a utilização de estratégias de aprendizagem os torna mais ativos no seu processo de aprendizagem. Com base nisso, este trabalho apresenta um projeto de ensino que tem como objetivo instrumentalizar estudantes de cursos técnicos e superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim para a utilização de estratégias de aprendizagem, com foco em aspectos cognitivos e metacognitivos envolvidos no processo de aprender. Para isso são propostas atividades como oficinas, palestras e atividades de orientação. Como resultados parciais, já realizou-se o evento 1° Semana da aprendizagem do IFRS - Campus Erechim, que foi aberto à comunidade acadêmica com foco em temáticas relacionadas à aprendizagem. Esse evento foi realizado na modalidade online com a participação de aproximadamente 120 pessoas. Também realizou-se uma  oficina de capacitação e orientação sobre estratégias de aprendizagem aos bolsistas do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) que atuam no atendimento a estudantes com dificuldades de aprendizagem, e uma atividade de orientação acerca de currículo e Linkedin. Está prevista ainda, a realização de oficinas de curta e longa duração com estudantes da instituição, bem como a publicação de um livro com capítulos elaborados pelos palestrantes da 1° Semana da aprendizagem, já realizada. É importante destacar que o ensino de estratégias de aprendizagem é capaz de ampliar a autonomia pessoal e a consciência sobre o próprio processo de aprender. Do mesmo modo, pode auxiliar os estudantes a se tornarem mais ativos, exercerem controle e refletirem acerca da própria aprendizagem, por isso, ressalta-se a importância do desenvolvimento de projetos e pesquisas nesse sentido, a fim de compreender e instrumentalizar os estudantes para a utilização adequada de estratégias de aprendizagem.

 

Link do vídeo Youtube: https://youtu.be/TWAj12bDtvE



Palavras-chave


Ensino Superior; Estratégias de Aprendizagem; Vivências Acadêmicas.

Texto completo: PDF