Portal de Eventos do IFRS, 8º JEPEX e 2° Mostra

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O projeto de extensão em Ciências Humanas como experiência formativa a partir de espaço interno e externos de diálogo sobre ética, política e estética
Tainara Biavatti, Gleci Iria Budrys Lerin, Carlos Alan de Souza, Giovane Rodrigues Jardim

Última alteração: 17-09-2019

Resumo


Através do ideal da construção e divulgação das Ciências Humanas como Área do Conhecimento no IFRS Campus Erechim, e da implementação do Ensino Médio Integrado no próximo ano, o buscamos propor espaços para o diálogo sobre ética, política e estética, de forma a atrair os a comunidade externa para projetos da instituição. Através de atividades diversas, como por exemplo da Mesa-Redonda Machado de Assis Real em comemoração aos 180 anos de nascimento deste importante escritor, o projeto reuniu alunos do Ensino Médio de escolas da região, discentes e docentes do Campus, bem como a comunidade em geral para refletir sobre assuntos como as diversas formas de preconceito, o racismo, e as políticas de branqueamento. A partir destas atividades, bem como da presença de discentes e docentes do IFRS junto as escolas municipais e estaduais do Alto Uruguai, foram estabelecidos espaços e momentos troca de ideias e de aprendizados significativos, sendo possível também despertar o público em um ambiente com liberdade de expressão, acolhedor a novos horizontes, e que possibilitou múltiplos olhares para estas questões. No que se refere a Mesa-Redonda Machado de Assis Real, concluiu-se que o respectivo autor não somente sofreu o preconceito e discriminação na sua época, mas também na forma como a história brasileira por meio de suas imagens impressas nas obras o postulou durante todos estes anos para as gerações futuras. E este processo de branqueamento não foi exclusividade de sua imagem, mas se repetiu com vários outros gênios criadores de diversas artes, que também continuam passando por este processo de não reconhecimento de sua pluralidade. O projeto embora em andamento e com objetivos específicos ainda não alcançados, possibilita compreender preliminarmente que há o interesse da sociedade, demostrado pelas pessoas presentes nas atividades, por momentos e espaços para novos diálogos e para a interação da comunidade externa com o Campus Erechim. Este interesse também possibilita para além da construção e divulgação das Ciências Humanas, que o projeto amplia a colaboração do IFRS com os as redes municipais e estadual na região, bem como com a divulgação dos diversos cursos e das das possibilidades de Auxilio Estudantil para a permanência e o seu êxito dos estudantes. Nesta divulgação, o projeto enfatizou a implantação do Ensino Médio Integrado, refletindo com as estudantes perspectivas para a sua formação integral a partir da concepção de uma educação para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho.


Palavras-chave


Machado de Assis; Ensino Médio Integrado; Branqueamento; Reconhecimento.

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