Portal de Eventos do IFRS, 8º JEPEX e 2° Mostra

Tamanho da fonte: 
Relacionamentos em estratégias coletivas empresariais
Rocheli Brondani, Fabiana Faria Vaz, Silvana Saionara Gollo, Florencia Lia Marturet, Alba Marina Garrochen de Arjol, Adriana Storti

Última alteração: 26-08-2019

Resumo


Este estudo trata dos relacionamentos em estratégias coletivas empresariais, que tambémpodem ser denominados redes de cooperação empresariais, fusões, aquisições, projetosinterorganizacionais. Este projeto institucional do edital PROPPI nº 77/2018 Fome ntoIn terno 2019/2020 de Pesquisa e Inovação, do grupo de pesquisa em EstratégiaOrganizacional, Negócios Internacionais e Governança Corporativa, deu continuidade a umtrabalho desenvolvido no ano anterior aprofundando as pesquisas e analis a ndo asinformações de maneira prática na realidade empresarial Estes relacionamentos coletivossão os que proporcionam às pequenas e médias empresas fortalecimento frente àsempresas maiores, visto que podem gerar conhecimentos e contr ibuir para a redução decustos. O objetivo deste estudo é construir um questionário baseado nos con ceitosestudados, a fim de verif icar se em presas utilizam de forma eficaz as estratégias coletivasempresariais. Nesta pesquisa levantaram se c aracte rísticas e meto dologias empregadas eapresentadas na literatura nacional e internacional. Buscou se conhecimento atual sobre otema em artigos de maneira a destacar os principais itens que fazem parte deste tipo derelação para posterior análise da presença dos mesmos em nível local. Este estudo da artebuscou montar um ban co de dados com periódicos clas sificados no Qualis como A1, A2, B1e B2 sobre os relacionamentos coletivos. Após estudo e an álise dos mesmos será elaboradoum questionário para s er aplicado às empresas asso ciadas à Unindústria de Erechim. Casose encontre nos dados reais um distanciamento da literatura será sugeridoações/capacitações para as empresas. Até o momento o banco de dados da pesquisa contacom 32 artigos encontrados nas publicações das revist as no período de 2017 a 2019, osquais foram encontrados em grande parte em revistas Americanas que trazem esse assuntocada dia mais presente. Por meio deste estudo entende se como são fundamentais as redespara se obterem ganhos que de maneira isolada nã o seriam possíveis e também servemcomo aprendizado para se desenvolverem melhores análises estratégicas dentro de cadaempresa. Através das leituras percebe se como a união de empresas diminui o risco dasmesmas frac assarem. Observou se que para atuar de maneira competitiva e lucrativa, asempresas que são tradicionalmente hierárquicas e fechadas precisam se tornar flexíveis edinâmicas. Conclui se que redes de cooperação são fundamentais para lidar melhor com osdesafios da nova economia. Este mesmo questionário criado nesta pesquisa tambémpoderá ser aplicado para redes compostas por empresas de outros ramos.

Palavras-chave


redes interorganizacionais; cooperação; colaboração; redes de empresas; comportamento em rede

Texto completo: PDF