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Cursos e Profissões: conhecendo o IFRS – Campus Erechim
Jean Lucas Pierozan, Régis Nogara dos Reis, Cristiane Câmara, Fernanda Zatti, Silvia Lethicia Frandolozo

Última alteração: 17-09-2019

Resumo


O IFRS tem como premissa ofertar educação profissional científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade com o objetivo de promover desenvolvimento local e regional no âmbito econômico, social, cultural e ambiental. Para que esse processo ocorra de forma eficiente é necessário que a comunidade tome conhecimento sobre as atividades desempenhadas no Campus e que lhes sejam apresentadas as oportunidades de capacitação profissional obtidas através dos cursos ofertados e projetos desenvolvidos. Um dos principais fatores que age em desacordo com a proposta citada e tem se apresentado nos cursos ofertados em nossa instituição é o alto índice de evasão, sendo um dos indícios a falta de conhecimento prévio acerca do curso ao qual o aluno deseja ingressar. O projeto de extensão “Cursos e Profissões: conhecendo o IFRS – Campus Erechim” foi concebido visando atender as necessidades apresentadas, tendo como objetivo conceder aos alunos concluintes dos ensinos fundamental e médio das escolas do município de Erechim e região, informações sobre os cursos ofertados e as atividades desempenhadas no Campus, de modo que tomem ciência das oportunidades de capacitação profissional disponíveis. A execução do projeto se dá através da realização de visitas das escolas ao IFRS de forma que os alunos possam percorrer as instalações tomando conhecimento das atividades desempenhadas, contemplando a exposição de trabalhos realizados e projetos desenvolvidos nas dependências do campus. As visitas realizadas são previamente agendadas, obedecendo o seguinte método: Inicialmente é realizado o contato com as escolas via e-mail e telefone, através do qual é apresentada a proposta do projeto e feito o convite para a visitação, mediante o interesse da escola é agendada uma data para realização da visita. Os alunos são recebidos na instituição na data agendada, sendo inicialmente direcionados ao auditório onde é realizada uma apresentação multimídia. Após essa etapa os alunos são guiados pelas dependências do Campus percorrendo uma rota pré-estabelecida que inclui: laboratórios, biblioteca, setores administrativos, setores de suporte e assistência ao estudante, setor de tecnologia da informação, auditórios, cantina, salas de aula, áreas de lazer, DTG assim como toda a extensão territorial pertencente ao IFRS. Até a data de 20 de agosto foram realizadas onze visitas, totalizando 243 alunos atendidos pelo projeto, todos da cidade de Erechim-RS. O projeto estará vigente até o mês de novembro do presente ano, portanto os dados aqui apresentados são referentes aos resultados parciais obtidos, ao qual apresentam índices positivos em relação ao planejamento inicialmente realizado.


Palavras-chave


cursos, profissões, evasão, ensino, extensão

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