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Ações educativas sobre a educação especial na perspectiva da inclusão social no Município de Sertão
Mateus Klein Machado, Suzana Regina Galera, Diogo Silva, Naiara Migon

Última alteração: 17-09-2019

Resumo


Historicamente a inclusão social das pessoas com deficiência foi marcada por exclusões e desvalorização de suas capacidades. No entanto acreditamos que o ambiente escolar pode ser o objeto de transformação dessa realidade para pessoas que carecem desse olhar, ampliando nossas perspectivas, mesmo que não seja um trabalho fácil e rápido. Desta forma, o projeto Ações Educativas sobre a Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Social no Município de Sertão/RS apresentado pelo NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, propõe construir junto com o público alvo ações educativas no intuito de ressignificar ideias e conceitos sobre a educação especial. Assim, busca-se interagir e produzir conhecimentos, socializando com a comunidade escolar (professores, alunos e funcionários). Inicialmente o grupo identifica os assuntos de interesse das escolas e que são necessários abordar, posteriormente pesquisam, estudam e discutem a melhor abordagem, levando em consideração: faixa etária do público, conhecimento sobre o assunto, suas realidades, para então, construir materiais, dinâmicas e o roteiro das atividades. As atividades são através de encontros nas escolas envolvidas, realizando oficinas, rodas de conversas, murais, exposições, onde são abordadas as diferentes necessidades educacionais (física, visual, auditiva, intelectual, múltipla, entre outras) através de conteúdos expositivos, materiais lúdicos, dinâmicas, apresentando dicas, sugestões de leituras, vídeos, filmes e levando exemplos de como podemos auxiliar na inclusão e qual o nosso papel, a fim de sensibilizar o público, principalmente para trabalhar a alteridade, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro, e mostrar a importância de todas as pessoas poderem acessar todos os espaços, para que de fato possamos avançar não só na inclusão, mas na permanência e êxito. No início dos encontros falamos dos objetivos do projeto e de sua importância, e vamos conversamos com os estudantes sobre seus conhecimentos e dúvidas durante o encontro, no final de cada atividade realizamos um fechamento da atividade, explorando o que foi aprendido, e construindo um mural ou cartaz que fica na sala para que eles possam visualizar e recordar do encontro em outros momentos.


Palavras-chave


educação especial; inclusão; transformação

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