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Análise das associações entre estratégias de aprendizagem e vivências acadêmicas de graduandos
Ana Paula Cervinski, Luan Rossetto, Juliana Carla Girotto, Fernanda Zatti

Última alteração: 26-08-2019

Resumo


A complexidade envolvida nos processos de aprendizagem, junto ao crescente aumento dadiversificação do perfil dos estudantes nos cursos superiores passam cada vez mais a exigirdas instituições de ensino aprimoramento e análise das estratégias educacionais. Estetrabalho apresenta parte dos resultados do projeto de pesquisa Trajetórias deaprendizagem: um estudo com graduandos do IFRS – Campus Erechim ao verificar aspossíveis associações entre as dimensões da Escala de Estratégias de Aprendizagem paraUniversitários (EEA-U) e o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r). Para a análisedos dados foram realizadas correlações de Pearson. Participaram da pesquisa 275graduandos dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim com idade média de 24 anos (± 7,15),sendo 148 homens e 127 mulheres, que responderam aos instrumentos em aplicaçãocoletiva na sala de aula. Em geral, observaram-se associações positivas entre todas asdimensões da EEA-U e do QVA-r, sendo que para a dimensão Autorregulação Cognitiva eMetacognitiva os valores de r ficaram entre 0,15 e 0,51 (p<0,01), para a Autorregulação dosRecursos Internos e Contextuais os valores de r ficaram entre 0,18 e 0,50 (p<0,01) e aAutorregulação Social com valores de r entre 0,11 e 0,42 (p<0,05), exceto para a dimensão“Pessoal” do QVA-r. Assim, conclui-se que valores mais elevados das dimensões da EEA-Uestão associados a maiores valores das dimensões do QVA-r. Espera-se que os resultadosobtidos possam contribuir com a criação de estratégias de intervenção que auxiliem nasuperação de dificuldades encontradas e que também sejam úteis na compreensão dosaspectos envolvidos na aprendizagem e nas vivências acadêmicas dos estudantes decursos superiores durante a formação.

Palavras-chave


vivências acadêmicas; estratégias de aprendizagem; ensino superior

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