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Projeto e execução de mobiliários: o ensino de atividades práticas na disciplina de Canteiro Experimental I
Bruno Fernandes SCHWINN, Luiza Dall'Bosco TONIAL, Camila NARDINO

Última alteração: 21-10-2019

Resumo


No segundo semestre de 2018, os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim, matriculados na disciplina de Canteiro Experimental I realizam durante o semestre diversas atividades práticas e pedagógicas que propiciaram o aprendizado voltado a esfera de formação criativa e propositiva diante da profissionalização como futuros arquitetos. Uma vez que o principal objetivo é incentivar a prática, os métodos utilizados no Canteiro Experimental I, incluíam a exposição de aulas teóricas de curta duração, demostrando as versatilidades de cada material, mas sobretudo as suas caraterísticas e propriedades. Inicialmente o cronograma da disciplina estabeleceu o uso de técnicas vernaculares, utilizando sobretudo a terra como material principal, o que permitiu a confecção de tijolos de adobes, taipa de mão e construção de fornos de barro. Posteriormente, as dinâmicas de experimentação seguiram por atividades utilizando materiais industrializados. Assim, com a atividade “Ferro Cimento” incentivou-se os alunos a elaborar projetos de mobiliários para o espaço onde ocorrem as aulas do Canteiro Experimental I e II. A partir dos projetos, os mesmos deveriam ser executados com uma mistura a base de cimento, areia e água, na proporção de 3:1, juntamente com a tela de aço para dar suporte estrutural. Bases em papelão serviram de forma para sustentar a argamassa, bem como um molde para linhas curvas definidas em alguns dos projetos. O acabamento final foi realizado com a mistura de água e cimento, aplicado com uma esponja. Esse entrelaço entre a prática, com o uso de técnicas e materiais em constante uso na construção civil sobressaem com a resolução de problemas que os mesmos devem encontrar durante a atuação profissional. Por conseguinte, com o desenvolvimento do projeto por parte dos discentes e sua execução permitiu ultrapassar os limites do “papel”, alcançando objetivos entre o saber e o fazer.

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