Portal de Eventos do IFRS, 8º JEPEX e 2° Mostra

Tamanho da fonte: 
Monitoria de informática: informática básica
Letícia dos SANTOS, Dário Lissandro BEUTLER

Última alteração: 21-10-2019

Resumo


A monitoria para a área de Informática Básica ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim fornece aos discentes todo o amparo que necessitam para a melhor compreensão de questões sobre o uso de planilhas eletrônicas, processadores de textos, ferramentas de apresentações e uso da internet para fins acadêmicos. O projeto objetiva desenvolver e democratizar o conhecimento de informática entre os discentes dos diversos cursos do Campus. O que se pretende com a monitoria é melhorar os processos de aprendizagem, promovendo uma maior interação e cooperação entre docentes e discentes através da intermediação do monitor. Assim, a monitoria contribui para o progresso da formação do aluno, contribuindo para minimizar os problemas de repetência, evasão e falta de motivação, pois maximiza o acesso aos conhecimentos nesta área específica. Para tanto, uma das funções do monitor é prestar auxílio ao professor, seja na realização de trabalhos práticos ou complementares de interesse das disciplinas ou de servir como uma ponte entre o professor e os discentes, levando ao docente as potencialidades e dificuldades dos estudantes. Outra função do monitor é auxiliar os estudantes, com atendimentos individuais ou em grupos nos laboratórios de informática fora do horário das aulas, esclarecendo quaisquer dúvidas que tenham quanto à teoria, à utilização e criação de planilhas eletrônicas, formatação de textos e criação de apresentações de slides. Durante o período da monitoria, foram realizados atendimentos aos alunos de diversos cursos, especialmente do Técnico em Finanças e Técnico em Alimentos, para a elucidação de quaisquer dúvidas sobre os conteúdos trabalhados nas disciplinas de Informática. Como resultado deste processo, pode-se afirmar que a monitoria vem tendo sucesso nas suas atividades , uma vez que pode-se perceber que os alunos compreendem de forma mais rápida porque estão mais seguros de si ao esclarecer suas dúvidas. Entende-se que na monitoria os alunos têm menor receio e maior segurança para sanar suas dúvidas pois geralmente estão em um grupo reduzido de pessoas. O auxílio durante a aula proporciona um melhor aprendizado, dado que o discente tem suas dúvidas rapidamente respondidas por alguém que, muitas vezes, está mais próximo dele que o professor. Essa proximidade possibilita um maior rendimento da turma pois a diferença de conhecimento da área entre os alunos é menor.



Palavras-chave


monitoria; informática; aprendizagem

Texto completo: PDF