Portal de Eventos do IFRS, 8º JEPEX e 2° Mostra

Tamanho da fonte: 
Da discência à docência: um norte para a vida universitária
Ricardo Alexandre Rebello TAVARES, Andressa Sausen de FREITAS

Última alteração: 18-10-2019

Resumo


O estudo da química traz consigo inúmeras dificuldades, devido ao grande número de fórmulas, conceitos, estruturas. Melhorar o ensino de Química significa elevar o rendimento escolar dos alunos, desenvolvendo um lado interpessoal, gerando êxito e qualificação escolar. Assim sendo, a monitoria é de suma importância na fase acadêmica de muitos discentes. Diante do exposto, o presente resumo oferece uma breve descrição das atividades da monitoria de química do Instituto federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Erechim, realizado no ano de 2019, bem como um relato da relevância dessa atividade para a vida do aluno monitor. A monitoria de química é proporcionada a estudantes dos Cursos Técnico em Alimentos, Engenharia de Alimentos e Engenharia Mecânica do IFRS, Campus Erechim, em horários alternativos para possibilitar a frequência da maioria dos discentes, pois uma grande parte dos estudantes do Instituto Federal trabalham durante o dia, não tendo muito tempo para o estudo extraclasse. A atividade de monitoria de química promove uma integração entre discentes através de estudos dirigidos, para cada dificuldade específica do aluno. O monitor de química serve para facilitar o aprendizado de sala de aula, auxiliando assim o professor, ampliando o horário de atendimento para a disciplina, tornando o auxílio didático disponível em tempo integral. Para o monitor proporciona uma familiarização com os trabalhos acadêmicos, visto que o auxílio aos discentes não é apenas na matéria de química, mas na interpretação didática de relatórios e trabalhos acadêmicos. Assim, a experiência como monitor propicia conhecimentos e práticas abrangentes, tendo em vista que impactará nas decisões profissionais futuras no que diz respeito, precipuamente, no âmbito da docência, colaborando, portanto, no crescimento acadêmico não somente dos discentes que necessitaram do auxílio, mas sobretudo do monitor. A monitoria serve como uma seta, no sentido apontado para a vida universitária após a faculdade, direcionando o monitor a um caminho para o professorado.



Palavras-chave


química; futuro; docência

Texto completo: PDF