Tamanho da fonte:
Projeto de Ensino Caminhos da Licenciatura – Possibilidades Pedagógicas
Última alteração: 18-10-2019
Resumo
O projeto de Ensino, Caminhos da Licenciatura vem sendo desenvolvido desde o início do ano letivo e visa atender os acadêmicos dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, sendo três cursos de graduação e um de pós graduação lato sensu. Para seu desenvolvimento conta com uma estudante bolsista PIBEN, com dedicação de dezesseis horas semanais para com este. O projeto busca criar um espaço de circulação da informação e interação dos sujeitos para com as notícias, eventos e discussões sobre a realidade política, social e educacional do/no país que interferem na docência e nas suas práticas. Assim, tem como objetivos criar um programete de rádio, com dicas, informações e curiosidades sobre a área da educação; disponibilizar um informativo educacional; organizar acervo audiovisual, com indicações de filmes e documentários referentes aos cursos ofertados no campus; produzir materiais didático pedagógicos, visando em especial, a sua utilização pelos acadêmicos nas atividades dos estágios obrigatórios em docência; estabelecer novas relações entre estudantes dos cursos de licenciatura; incentivar formas alternativas para produção e circulação de saberes, bem como a troca de ideias; organizar eventos e elabora artigos referentes a estes. O projeto ainda está em andamento, sendo que das atividades propostas, o informativo está em circulação, via e-mail a cada início de mês, contendo informações, acontecimentos e dicas para os estudantes dos cursos de licenciatura; e a construção do acervo digital vem sendo realizada. Ainda estão planejados dois eventos: a feira de ciências com os estudantes do curso de Licenciatura em Biologia e um encontro sobre educação, com as turmas de Licenciatura do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica Profissional. A partir das atividades propostas é possível notar a importância de estar informando-se e reconstruindo saberes, enquanto futuros profissionais, visto que a educação está em constante movimento e transformação.
Palavras-chave
pedagogia; ensino; licenciatura.
Texto completo:
PDF