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Do campo para a cidade: a tecnologia para potencializar a comercialização de alimentos orgânicos e agroindústrias da agricultura familiar
Aline Rezendes Girotto, Sidnei Dal'Agnol

Última alteração: 19-09-2019

Resumo


Atualmente o consumo de alimentos orgânicos por parte da população brasileira vemaumentando, da mesma forma que aumenta o uso da internet pela população , bu scand oaproveitar essa tendência , criou se o projeto de extensão intitulado “ Feira Virtual” com oobjetivo geral de p otencializar a produção e consumo de alimentos orgânicos eagr oindustrializados provenientes da agricultura familiar da região do Alto Uruguai Gaúcho,através da criação de um canal virtual para comercialização . Também são objetivos doprojeto: incentivar o consumo de alimentos orgânicos produzidos pela agricultura f amiliar,incentivar o consumo de produtos agroindustrializados produzidos nas agroindústriasfamiliares, fortalecer o cooperativismo, e facilitar o acesso para comunidade aos al imentosorgânicos produzidos pela agricultura familiar da região do Alto Urugua i Gaúcho. O canalque está sendo criado trata se de um web site para facilitar a aquisição de alimentos peloconsumidor final e programação da comercialização por parte do produtor , evitando perdas ,mitigando impactos ambientais e gerando renda para o pro du tor. Após concluído o sistemaserá operacionalizado pela Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiarde Economia Solidária CECAFES que também será responsável pela logística depedidos, preparo e entrega dos produtos O s istema está s endo programado com a junçãodas linguagens de programação interpretadas Hypertext Preprocessor PHP e JavaScriptJS que auxiliam na estruturação, execução e interatividade de forma confiável de cadacomando do website, ligadamente a eles o sistema de g erenciamento de ba n co de dadosStructured Query Language MySQL ajuda no armazenamento e gerenciamento dos dadosde todo o sistema , juntos precisam estar de acordo para a realização d os pedidos semnenhum erro ou dif iculdade por parte dos usuário s em qual quer ponto de acesso . O websiteestá com uma b oa estruturação para testes, possui uma fácil compre ensão e desempenho,embora alguns ajustes futuros provavelmente serão adicionados para melhorias gradativasna sua performance. Pensando em entender melhor o com portamento do consumidor localquanto a aquisição de produtos alimentícios através de canal digital, está sendo realizadoem paralelo uma feira via e mail junto aos servidores do Campus Erechim do InstitutoFederal do Rio Grande do Sul . Até o momento fo i disponibilizado o website para testes compúblico reduzido, identificado pontos a serem melhorados na logística e atendimento dosconsumidores, porém, resultados mais robustos teremos apenas durante o mês denovembro de 2019.

Palavras-chave


e commerce ; tecnologia; alimentação saudável ; canal de comercialização; inovação

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