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Proposição metodológica de um Plano de Marketing aplicado para um software inovador: case PLANADER
Maiara Rossett, Gema Luciane Agliardi, Angelita Freitas da Silva, Eduardo Angonese Predebon, Silvana Saionara Gollo, Adriana Storti

Última alteração: 27-08-2019

Resumo


O PLANADER (Plataforma de apoio para desenvolvimento regional), é um projeto que está sendo desenvolvido desde o ano de 2018, com recursos do Edital voltado para Habitats de Inovação (14/2019), pelos pesquisadores da área de Gestão e Negócios do IFRS - Campus Erechim, em parceria com a área de informática do IFRS – Campus Sertão. O PLANADER consiste em uma proposta inovadora de desenvolvimento de um software para gerenciar as demandas organizacionais e institucionais das regiões de abrangência do IFRS e alocar possíveis atendimentos a estas demandas em nível de pesquisa, ensino e extensão, em diferentes modalidades e níveis de abrangência. A pesquisa tem por objetivo propor uma metodologia de Plano de Marketing que permita captar e alocar inovações em âmbito IFRS, tendo como referência o software PLANADER. O estudo está sendo realizado através de levantamento teórico nacional e internacional sobre Planos de Marketing aplicados ou já estudados, que estejam voltados a novos empreendimentos e inovações tecnológicas. A etapa inicial consiste na busca por periódicos nacionais e internacionais e de livros que tratam sobre o assunto, para assim elaborar a metodologia de um Plano de Marketing para inovações e é sobre etapa que já se apresentam resultados neste resumo. As próximas etapas voltar-se-ão para a aplicação desta metodologia no case PLANADER, criando uma identidade para o software e ainda, testá-lo com empresas parceiras da UNINDUSTRIA de Erechim. Estes resultados parciais, visando atender a primeira etapa do projeto, mostram que um Plano de Marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de Marketing, ou seja, para  os chamados 4 Ps:de Produto, Comunicação, Distribuição e Preço.  Constatou-se que Planos de Marketing são utilizados para concretizar a criatividade, imaginação e a inovação, existindo várias metodologias, como por exemplo: Metodologia de Robert Skacel e a Metodologia de John Westwood. Entretanto, todos apresentam algumas etapas básicas que são: Análise Ambiental (oportunidades e ameaças), análise interna (pontos fortes e pontos fracos), definição do público-alvo e posicionamento, objetivos (qualitativo e quantitativo), o composto de marketing e o plano de ação.

 


Palavras-chave


inovação; plataforma;composto de marketing

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