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Projeto informacional e conceitual da fuselagem e trem de pouso para uma aeronave radio controlada para a Competição SAE Brasil de Aerodesign
Gustavo Carpes Neumann, Everton Farina, Enildo de Matos de Oliveira

Última alteração: 28-08-2019

Resumo


A presente pesquisa tem como enfoque o desenvolvimento do projeto informacional e conceitual à respeito da fuselagem e do trem de pouso de um aeromodelo rádio controlado. Essa pesquisa é uma das quatro partes que darão origem ao aeromodelo para a Competição SAE BRASIL AeroDesign. Os objetivos são estudar e destacar as normativas da Competição SAE BRASIL AeroDesign que atuem sobre os elementos trabalhados, coletar informações a respeito das preferencias dos usuários de aeromodelos, suas necessidades e identificação do desafios reais enfrentados pela indústria que lida com o desenvolvimentos de produtos similares, possubiliatando a contrução de uma matriz informacional, para a orientação das demais atividades do projeto. A partir da lista de especificações (resultado no projeto informacional), será contruidao o projeto conceitual que, por meio de aplicações de matrizes específicas, fornecerá o conceito do produto, propriamente, a fuselagem e trem de pouso, além de divulgar a ciência e tecnologia. A metodologia aplicada para o desenvolvimento consiste, inicialmente, na realização de um estudo sobre os conceitos básicos de uma aeronave rádio controlada, sobre o regulamento da Competição SAE BRASIL AeroDesign, e dos tipos de fuselagem e trens de pousos para aeronaves. Utilização da metodologia de desenvolvimento de produtos proposto pelo Núcleo de desenvolvimento integrado de produtos (NEDIP) da UFSC/SC. Com o conhecimento teórico da tecnologia de projeto de aviões, do regulamento da Competição SAE BRASIL AeroDesign, da tecnologia empregada no projeto de fuselagens e trens de pouso, somado as necessidades dos usuários de aeromodelos, fez-se a construção das matrizes: de conversão; pugh; e morfológicas que dão origem ao conceito da aeronave. Dentre dos resultados possíveis, alcançou-se conhecimento teórico sobre a empregabilidade, formas, importância e funcionamento da fuselagem e trem de pouso, levantou-se dados sobre a preferência de usuários a respeito, e definiu-se as regras, da Competição SAE BRASIL AeroDesign, que intervem na construção, utilização, funcionamento e fixação da fuselagem e dos trens de pouso. Com o resultados antes citados, foi possivel desenvolver e concluir as matrizes morfológicas da fuselagem e do trem de pouso. Essas virão a serem utilizadas numa proxima etapa, a conceituação do projeto.


Palavras-chave


aeronave; fuselagem; trem de pouso; SAE

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