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Ações inclusivas na educação: apoio e acompanhamento aos estudantes com necessidades educacionais específicas do Campus Erechim do IFRS
Glaucia Karina Martofel, Caroline Amaral, Fernanda Zatti, Juliana Carla Girotto, Márcia Klein Zahner

Última alteração: 19-09-2019

Resumo


O projeto Educação e inclusão: implementando ações pedagógicas no Campus Erechim visa promover ações que favoreçam a inclusão de estudantes com necessidades específicas, tendo como objetivo principal o apoio e o acompanhamento extraclasse. Para tanto, são realizados encontros e discussões sobre as demandas apresentadas pelos estudantes atendidos e as possíveis adaptações curriculares necessárias. Como cada discente atendido apresenta uma singularidade a ser considerada, o primeiro contato inicia-se com uma conversa para maior interação, propiciando o estabelecimento de uma relação de aproximação e de confiança, para posteriormente realizar auxílio na organização de materiais, suporte na resolução de listas de exercícios, utilização de exemplos de situações do cotidiano para entendimento de conteúdos, assistência em trabalhos e revisões extraclasse. Desta forma, valorizam-se os diferentes modos de aprendizagem e as necessidades individuais, propiciando o sentimento de pertencimento e protagonismo durante o curso. Através de relatos dos discentes atendidos, verificou-se que o acompanhamento e o suporte permitiram o aumento da confiança para realização de avaliações e a maior compreensão dos assuntos trabalhados em aula. Alguns docentes que ministram aula para estes estudantes, por sua vez, relataram que o suporte fornecido por meio de atendimentos extraclasse tem aumentado a motivação em relação aos estudos e as perspectivas para a conclusão do curso. Portanto, acredita-se ser fundamental a ruptura da ideia de que os estudantes aprendem da mesma forma e no mesmo ritmo, sendo necessário compreender a diversidade, principalmente ao considerarmos as pessoas com necessidades específicas, uma vez que o respeito e o reconhecimento das diferenças deve prevalecer. Sendo assim, entende-se que a educação é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os indivíduos.



Palavras-chave


inclusão; adaptações curriculares; suporte extraclasse.

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