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Projeto arte e discussão: pela valorização étnico-racial e de gênero
Paloma Bezerra Da Silva, Priscilla Pereira Dos Santos, Natálie Pacheco Oliveira

Última alteração: 17-09-2019

Resumo


“Arte e discussão: pela valorização étnico-racial e de gênero” é um projeto do Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígena (Neabi) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim, que pretende estimular e promover ações orientadas à educação para a diversidade de gênero e sexualidade e questões raciais. Propõe ações e atividades que envolvam as temáticas relacionadas a corpo, gênero, sexualidade e diversidade para discentes, servidores e para a comunidade da cidade de Erechim, com a finalidade de despertar a reflexão e capacitar sobre as relações étnico-raciais e de gênero, de forma a promover verdadeira inclusão, combater o racismo direto e velado, reconhecer a importância da cultura dos povos indígenas e afrodescendentes, questionar o machismo e suas formas de opressão nas relações de gênero e valorizar a diversidade cultural nas relações estabelecidas nas instituições. Foram realizados, no ano de 2019, eventos como palestras, rodas de conversa, apresentações culturais, apresentações em vídeo e confecção de cartazes de modo a conscientizar e informar sobre a temática abordada nas datas específicas às quais se comemoram conquistas ou se relembram lutas, datas relativas ao Calendário de Ações Afirmativas firmado pela Reitoria do IFRS. Até o momento, foram realizadas ações programadas, como a palestra do dia Internacional da Mulher, a palestra dodia Internacional contra a Discriminação Racial, e as intervenções no Campus com vídeos e cartazes referente ao Dia contra a Discriminação LGBTI e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, propostas essas programadas desde o início do projeto. Algumas atividades foram propostas no decorrer do projeto por seus integrantes, como a atividade sobre o Dia internacional da Higiene Menstrual, na qual foram disponibilizados nos banheiros itens de higiene e cartazes conscientizando sobre a inexistência de políticas públicas que consideram itens de higiene feminina como de necessidade básica. Embora ainda em pequeno número, a comunidade externa participa das ações realizadas e faz a avaliação das ações através de pesquisa online realizada pelo Google Docs. Nota-se que o trabalho desenvolvido no projeto tem gerado frutos positivos, promovendo a discussão e integração da diversidade no Campus através do conhecimento acadêmico, respeito e tolerância com o próximo. Espera-se concluir com êxito este projeto que apresenta relevância no rompimento de preconceitos perpetuados pela sociedade, que trabalha pela defesa da diversidade e pela manutenção dos direitos das minorias.

Palavras-chave


gênero; sexualidade; étnico-racial; diversidade; inclusão

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