Última alteração: 19-09-2019
Resumo
O projeto “Contaminações microbiológicas: um desafio constante para a indústria de alimentos e os serviços de alimentação” envolve o estudo da microbiologia e sua relação com a área alimentícia, bem como o estudo de fatores que afetam a qualidade sanitária dos alimentos e dos principais microrganismos contaminantes e patógenos de interesse nessa área. A investigação e análise desses fatores é imprescindível para as indústrias e serviços de alimentação, pois além de acarretar prejuízos pode gerar riscos à saúde dos consumidores. Este é um projeto de ensino que busca contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional do bolsista, assim como aprimorar as metodologias de ensino e aprendizagem. Desta forma, este trabalho tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no projeto. O projeto de ensino em foco está sendo realizado no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim desde maio de 2019 e se estenderá até dezembro do mesmo ano. As atividades são realizadas no período da tarde de forma a totalizar 16 horas semanais. Dentre as atividades efetuadas destacam-se o auxílio ao docente no preparo de aulas práticas no laboratório e na preparação de materiais para as aulas teóricas, elaboração de listas de exercícios, formulação de questões para serem aplicadas através da plataforma digital Kahoot, levantamento dos casos de lotes de alimentos proibidos ou recolhidos pela ANVISA a partir do ano de 2016 em função da contaminação microbiológica, estudo de artigos científicos e livros relacionados ao projeto, especialmente os que abordam a comparação entre substâncias antimicrobianas, técnicas de análises microbiológicas, emprego de antimicrobianos naturais e estudos dos principais microrganismos contaminantes de alimentos. Ainda, foram realizadas análises microbiológicas de alimentos desenvolvidos por discentes do campus, as quais resultaram em dois resumos submetidos ao Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. O projeto, através de todas as atividades executadas, permitiu o desenvolvimento de habilidades práticas e maior compreensão acerca dos métodos aplicados nas análises e procedimentos no laboratório, associando-os à teoria estudada nos livros e artigos. Também foi possível o aperfeiçoamento na elaboração de textos científicos, tanto pela leitura quanto pela produção destes. Assim, verifica-se que foi propiciado ao bolsista a oportunidade de qualificação acadêmica e profissional.
Palavras-chave: alimentos; qualidade sanitária; projeto de ensino.