Portal de Eventos do IFRS, 8º JEPEX e 2° Mostra

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Diferentes Religiões
Miguelângelo Corteze, Elisa Pilotto

Última alteração: 17-09-2019

Resumo


Projeto de Extensão do IFRS campus Erechim, desenvolvido no ano de 2019 na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, pertencente à 15ª Coordenadoria Regional de Educação, realizado com duas turmas de nono ano do Ensino Fundamental, numa ação inovadora da área das Ciências Humanas. O projeto, coordenado pelos professores do IFRS Miguelângelo Corteze e Giovane Rodrigues Jardim, contou com o apoio da Coordenadora de Extensão do IFRS Marlova Balke, da diretora da Escola professora Consuelo Paludo Dal Vesco, e, dos professores de Ensino Religioso, Geografia e História dessa escola, Danuza e Jackson. A professora de História Elisa Pilotto e sua pesquisa sobre as Religiões de Matriz Afro-Brasileiras e mapeamento das comunidades de terreiros na cidade de Erechim, foi a responsável em trabalhar com os estudantes da Educação Básica. Os objetivos foram promover a interdisciplinaridade e a iniciação à pesquisa no Ensino Fundamental, atender as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que tratam de garantir espaços no currículo da Educação Básica sobre a História Afro-Brasileira e Indígena, elaborar material didático de apoio para Ensino Religioso e contribuir para que o espaço escolar seja um local de pensamento crítico diante da diversidade Cultural, Étnica e Religiosa, do mesmo modo que a escola pode ser um espaço de combate à Intolerância Religiosa a partir da propagação do conhecimento científico. A metodologia foi partir de uma conversa das Religiões de Matriz Afro-Brasileiras, sua simbologia e importância, e, analisar as possibilidades de superar preconceitos, discriminações e racismos religiosos materializados na intolerância e desenvolver uma pesquisa utilizando as aulas de Ensino Religioso articuladas com Geografia e História. Os resultados, mesmo preliminares, já apareceram demonstrado pela apropriação das Religiões de Matriz Afro-Brasileiras, seus símbolos e sua presença em Erechim, sendo possível afirmar acerca do trabalho realizado e das experiências vivenciadas que foi em parte superado alguns preconceitos e a intolerância religiosa. O projeto, diante das ações realizadas para aprender com a própria história ao entrar em contato com a comunidade local e os movimentos populares, onde também há sabedoria importante, atingiu seus objetivos com a inserção da Cultura Afro-Brasileira no espaço escolar, a partir das práticas religiosas existentes em todo o território nacional e com a introdução da pesquisa no Ensino Fundamental; demonstrou também uma profunda relação entre a Escola, a comunidade local e os movimentos sociais abrindo perspectivas para estudos futuros dando mais sentido e significado no tempo de escola.


Palavras-chave


educação básica; religiões de Matriz Afro-Brasileiras; pesquisa

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