Portal de Eventos do IFRS, 8º JEPEX e 2° Mostra

Tamanho da fonte: 
Monitoria de algoritmos e programação
Gabriela Schmidt Zattera, Ernani Gottardo

Última alteração: 19-09-2019

Resumo


As mudanças atuais constituídas pelo uso da tecnologia da informação geraram novas maneiras de pessoas se comunicarem e produzirem, com a aplicação dessa tecnologia em diversos segmentos, pode-se notar que cresce cada vez mais a demanda de profissionais que sejam capacitados a desenvolver sistemas computacionais que atendam as demandas do mercado atual. As disciplinas de algoritmos e programação são o primeiro contato dos estudantes do curso técnico em informática com a área de desenvolvimento de software, apresentando dificuldades para os estudantes. Neste contexto, a monitoria de algoritmos e programação tem como objetivo desenvolver novos conhecimentos sobre programação com os alunos, promover a melhoria do ensino, auxiliar na formação acadêmica do monitor e dos demais discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Erechim, reduzindo dificuldades na avaliação do aluno, apresentando novas maneiras de absorver os conteúdos trabalhados nas disciplinas. O auxílio ofertado aos alunos abrange o esclarecimento de conteúdos com métodos que colaboram para a compreensão de cada aluno individualmente, solucionando exercícios e realizando revisões para provas e trabalhos avaliativos, mesclando atividades teóricas e práticas. O trabalho de monitoria proporciona maior contato do aluno com suas áreas de atuação, desenvolvendo novas experiências e habilidades para todo o público envolvido nas tarefas. Os resultados parciais são vivenciados na vida acadêmica dos estudantes, diminuindo problemas com notas baixas e recuperações, também pode-se observar a diminuição de dúvidas acerca dos conteúdos de programação, a facilidade dos estudantes em resolver as tarefas a ele cometidas e o melhor aproveitamento das atividades propostas em aula. Os docentes responsáveis pelas disciplinas, através do contato com o monitor, tornam-se cientes das dificuldades dos estudantes, tendo a oportunidade de buscar práticas de ensino alternativas para melhorar a aprendizagem, tornando a monitoria um instrumento extremamente importante no auxílio das tarefas de ensino e aprendizado. Neste sentido, na disciplina de algoritmos e lógica de programação, todos os estudantes ingressantes no curso técnico em informática obtiveram a aprovação.



Palavras-chave


programação; monitoria; ensino

Texto completo: PDF