Portal de Eventos do IFRS, 8º JEPEX e 2° Mostra

Tamanho da fonte: 
Monitoria acadêmica de informática aplicada à moda
Carla Carolina Deola DEMINSKI, Eduarda Trecco LICKS, Priscila Gil WAGNER, Rosiane SERRANO

Última alteração: 18-10-2019

Resumo


Na moda, assim como em demais áreas, o uso da informática é extremamente importante. A indústria vem empregando o uso de softwares no desenvolvimento de seus produtos e o mercado de trabalho, também, exige que profissional de moda tenha conhecimento desses softwares. Na área da moda e vestuário podemos destacar a utilização de programas como Audaces Vestuário e IDEA (modelagem, encaixe e desenho técnico); Gimp (criação e edição de imagens); Inkscape (editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais), além de softwares mais básicos, como: Libre Office Writer (processador de textos); Libre Office Impress (processador de apresentações); e Libre Office Calc (processador de planilhas). Por isso, o estudo desses softwares nos cursos voltados para a área de moda e vestuário se faz importante e a monitoria acadêmica de informática aplicada a moda também. Entende-se por monitoria acadêmica o ensino e a aprendizagem que contribui para a formação do aluno. Assim, o projeto de monitoria em informática aplicada à moda visa desenvolver habilidades de ensino, aliadas ao desenvolvimento de valores humanos e sociais. Dessa forma, o objetivo do monitor é auxiliar os alunos na continuação de atividades de aula e estar disponível para sanar possíveis dúvidas que possam surgir no desenvolvimento das atividades. Como metodologia de trabalho são feitos atendimentos nos laboratórios de informática, podendo ser em grupo e/ou individuais e o monitor vinculado à área de moda auxilia nas aulas, auxiliando o professor e tornando a aula dinâmica. Ao longo do período de participação em monitorias foram realizados diversos atendimentos, que contaram com a participação expressiva dos alunos. Pode-se destacar ainda que a monitoria é uma atividade de grande importância acadêmica e que é positiva tanto para o aluno monitor, quanto para o aluno que procura pelo atendimento. Para o monitor, além do contato com os programas utilizados e o constante aperfeiçoamento, consegue trocar conhecimentos com os demais colegas e alunos. Por fim, o monitor, convive com as especificidades de cada aluno, aprendendo e buscando melhorar a sua forma de trabalhar.

Texto completo: PDF