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Implementando ações pedagógicas para inclusão acadêmica no Campus Erechim do IFRS
Caroline AMARAL, Glaucia Karina MARTOFEL, Fernanda ZATTI, Juliana Carla GIROTTO, Marcia Klein ZAHNER

Última alteração: 21-10-2019

Resumo


As práticas inclusivas para pessoas com deficiência e necessidades específicas buscam promoção da educação para todos explorando potencialidades e rompendo barreiras que historicamente instituíram-se. Com este propósito, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), por meio do projeto de ensino Educação e inclusão: implementando ações pedagógicas no IFRS Campus Erechim, procura possibilitar a conscientização e a sensibilização diante das necessidades educacionais específicas da comunidade acadêmica do IFRS, atendendo as demandas dos alunos que necessitam de um atendimento individualizado. O projeto propõe inicialmente o estudo bibliográfico sobre a inclusão escolar, práticas pedagógicas inclusivas e as necessidades específicas visando a familiarização e adaptação do bolsista. Para tanto, foram disponibilizados pela coordenação do projeto vários materiais que auxiliaram no embasamento teórico e prático. Após a verificação dos estudantes com necessidades específicas matriculados nos cursos técnicos e superiores, realizou-se uma conversa individual com os mesmos e com a coordenação do projeto, obtendo-se diagnósticos prévios sobre as principais dificuldades. Do mesmo modo, foi estruturado um roteiro de estudos que orientaram o acompanhamento acadêmico realizado pelos bolsistas, utilizando métodos diversificados e adaptados para cada estudante. Os atendimentos foram realizados na sala do NAPNE, que dispõe de uma boa estrutura, proporcionando o apoio necessário aos estudantes, de modo que, avaliou-se as melhores estratégias na abordagem dos conteúdos de cada disciplina. Assim sendo, foram realizadas leituras dos materiais disponibilizados pelos professores, discussão e explicação do conteúdo, associados a exemplos da vida cotidiana, auxílio na realização das listas, trabalhos, resumos e revisão para as avaliações. Sempre que necessário, os bolsistas acompanhavam os estudantes nos horários de atendimento com os professores, com o intuito de esclarecer as dúvidas. Constata-se que é de extrema importância a participação dos estudantes nos atendimentos individuais desde o início do semestre letivo para a efetividade no acompanhamento. Deste modo, ressalta-se a evolução dos estudantes diante da compreensão do conteúdo, possibilitando melhores resultados acadêmicos. Em decorrência disso, percebe-se que os estudantes sentem-se motivados e interessados em concluir o curso, demonstrando desejo de realizar outros cursos técnicos e ou superiores.



Palavras-chave


inclusão; educação; necessidades específicas

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