Portal de Eventos do IFRS, 7º JEPEX e 1° Mostra

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Mecânica/Eletricidade
Jonas Bernardi, Daniel Pires Nunes

Última alteração: 22-03-2019

Resumo


O projeto de monitoria de Mecânica/Eletricidade visa oferecer auxílio extraclasse para estudantesdos cursos de Engenharia Mecânica e Técnico em Mecânica, com enfoque nas disciplinas deEletricidade e Automação. Além de melhorar a qualidade do conhecimento e a compreensão dosconteúdos, o projeto possibilita ao monitor desenvolver habilidades de comunicação, o que é demuita valia tanto na formação profissional como na pessoal. Este projeto de monitoria justifica-sepelos altos índices de reprovação nas disciplinas relacionadas, principalmente, na de Automaçãoe Controle. Neste sentido, o principal objetivo desta monitoria é a criação de um ambiente deensino e aprendizagem, fazendo com que o aluno tenha seu raciocínio lógico aguçado. Comoobjetivos específicos, propõe-se auxiliar na resolução de exercícios, oferecer explicação sobremétodos e técnicas de resolução, conceitos, teoremas e propriedades. Além disso, a monitoriaprevê a elaboração de lista de exercícios e material de apoio que posteriormente sãodisponibilizados aos alunos. Ademas, o monitor presta suporte técnico para a adaptação deequipamentos eletrônicos, conforme as condições do laboratório de Eletrotécnica. O projeto contacom um monitor, o qual possui uma carga horária de oito horas semanais. Os atendimentosconsistem em auxílio na resolução de exercícios, explicações sobre conteúdos nos quais osestudantes apresentam dificuldades, revisão de conteúdos antes de avaliações, e esclarecimentode dúvidas de grupos de estudo. Como resultados parciais, tem-se a participação de alunos docurso Técnico em Mecânica e principalmente os de Engenharia Mecânica do IFRS, CampusErechim. Além disso, foram elaboradas várias listas de exercícios e materiais de apoio, bem comodesenhos e fabricação de suportes para equipamentos eletrônicos para serem usados nasbancadas didáticas do laboratório. Sendo assim, verificou-se que as principais dificuldadesencontradas, por parte dos alunos, foram a ausência de uma rotina organizada de estudos, e adificuldade na interpretação de problemas que envolvem como solução o uso do raciocínio lógico.Concluindo, a monitoria de Mecânica/Eletricidade não limita-se apenas ao atendimento ao aluno.Isso porque, elabora-se material de apoio e adaptam-se os equipamentos elétricos para seremusados nas bancadas do laboratório, facilitando as aulas práticas e o processo de ensinoaprendizagem aos alunos.

Palavras-chave


mecânica, eletricidade, aprendizagem, ensino.

Texto completo: PDF