Portal de Eventos do IFRS, 7º JEPEX e 1° Mostra

Tamanho da fonte: 
Aplicação de oficinas sobre métodos de aprendizagem no IFRS - Campus Erechim
Ana Paula Cervinski, Luan Rossetto, Karina de Almeida Rigo

Última alteração: 21-03-2019

Resumo


O projeto Autores da Aprendizagem: caminhos para um estudo eficiente está sendo desenvolvido no IFRS – Campus Erechim há seis meses. A iniciativa surgiu após observações empíricas dos estudantes do Campus, os quais, após o ingresso em uma nova modalidade de ensino como um curso técnico ou superior, precisam adaptar-se às novas formas de avaliação e à exigência de autonomia durante a aprendizagem. Considerando que, em geral, o ensino médio não apresenta referências em autoaprendizagem, observou-se que um auxílio a esses estudantes seria pertinente. Este projeto, portanto, é uma ferramenta de apresentação de técnicas de estudo aliada a incentivos motivacionais, com a finalidade de amparar os estudantes durante a sua vivência acadêmica. Para isso, estão sendo realizadas oficinas mensais com duração de seis horas, divididas em quatro encontros, além da manutenção de um blog para compilação de experiências e material sobre métodos de estudo. Os métodos utilizados são baseados principalmente no livro Aprendendo a aprender, de Barbara Oakley. Como resultados parciais temos a participação de 29 alunos, nessa amostra, há alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos, Técnico em Finanças, Técnico em Informática e Tecnologia em Marketing. Desses, 94,8% declararam estar utilizando parcialmente ou totalmente as técnicas apresentadas, o que demonstra que o projeto está, em alguma medida, cumprindo o papel de orientar os estudantes. Nesse sentido, observou-se que entre as maiores dificuldades dos alunos está a tarefa de destinar um tempo para estudar, e principalmente, estudar com a finalidade de aprender e não só para ter boas notas nas provas. O problema maior de estudar somente para as provas é o fato de que o estudo só acontece no dia ou na semana que a antecede e, após a avaliação, a tendência é o esquecimento parcial ou total da matéria. Por isso, nas oficinas, busca-se conscientizar sobre a importância de ter o conhecimento e não somente um bom boletim e sobre a importância da formação de profissionais competentes e responsáveis pela sua área de atuação.





Palavras-chave


autoaprendizage; métodos de estudo; prática acadêmica

Texto completo: PDF