Portal de Eventos do IFRS, 7º JEPEX e 1° Mostra

Tamanho da fonte: 
Introdução à Programação Computacional no Ensino Fundamental com Scratch
Andrew Maleski, Gabriela Schmidt Zattera, João Victor Freitas Vogel, Dario Lissandro Beutler, Alexandro Magno dos Santos Adário

Última alteração: 29-03-2019

Resumo


A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é um evento que visa estimular odesenvolvimento de talentos para a área de informática, através de uma competição, deâmbito nacional. Este projeto do IFRS Campus Erechim, atualmente em parceria com aEscola Estadual Normal José Bonifácio, de Erechim, visa a capacitação dos bolsistas epreparar alunos do ensino fundamental para a prova de lógica e programação da OBI,criando uma maior divulgação da instituição a população ao redor. Na etapa inicial, foirealizado um treinamento e estudo dos bolsistas sobre as questões de lógica, estudandoas metodologias de resolução e como aplicar da melhor forma o projeto. Na etapaseguinte, foram iniciadas as oficinas de programação e lógica. Os alunos do ensinofundamental foram divididos em dois grupos: um para iniciantes e outro para aqueles queparticiparam do projeto no ano anterior. O segundo grupo está trabalhando oficinas deintrodução à programação de computadores, desenvolvendo o raciocínio lógico noambiente de programação Scratch. Este ambiente lúdico e interativo possibilitadesenvolver competências de programação sem preocupação com sintaxe e uso decompiladores. Os alunos da escola participante têm obtido excelentes resultados nodesempenho de solucionar problemas e empregar a lógica de programação. O projetoestá sendo relevante por preparar os alunos para situações que requerem o uso decompetências necessárias à resolução lógica e criativa que surgem no decorrer da vida,preparando-os para o enfrentamento de problemas cotidianos do mundo real. Com basenessas observações, o projeto possui potencial para ser continuado a cada ano, comevolução cada vez mais significativa, buscando e desenvolvendo novos talentos para a informática.

Palavras-chave


lógica, problemas, soluções, entendimento, raciocínio.

Texto completo: PDF