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Difusão e efetivação da cultura inclusiva
Última alteração: 29-03-2019
Resumo
O projeto de extensão Promoção de ações inclusivas para pessoas com deficiência no IFRS Campus Erechim procura contribuir com a difusão da cultura inclusiva, através do desenvolvimento de atividades e ações sobre educação especial no âmbito da inclusão, propondo a socialização de informações, ideias e conceitos de forma construtiva e dialógica. Nesta perspectiva, o principal objetivo é contribuir com a troca de saberes sobre a inclusão no meio educacional e social. Para o desenvolvimento das ações propostas no projeto foram realizados levantamentos bibliográficos, reuniões de planejamento com a equipe, reuniões de levantamento de ações com as instituições parceiras e também atividades práticas. Destacamos a realização de uma palestra/aula de Braille envolvendo turmas dos cursos superiores de Engenharia Mecânica e Tecnologia em Design de Moda do Campus Erechim do IFRS que gerou o desenvolvimento de materiais pedagógicos que auxiliarão no aprendizado de pessoas cegas e de baixa visão, gerando conhecimentos diversos aos estudantes envolvidos. No curso de Engenharia Mecânica foram desenvolvidas peças de lego em Nylon, com o alfabeto Braille, na disciplina de Usinagem II. No curso de Tecnologia em Design de Moda foi realizada uma oficina de ilustração tátil, na qual efetuou-se a customização de livros infantis, utilizando materiais como tecidos e aviamentos, procurando representar as formas e texturas das ilustrações contidas nos livros, para assemelhar a representação de imagens à realidade. O trabalho realizado pelos estudantes resultou em materiais que visam auxiliar na aprendizagem de pessoas cegas e de baixa visão. Este material será doado pelo Campus Erechim do IFRS para a Associação dos Deficientes Visuais de Erechim - Adeve, que é parceira do projeto. Tendo em vista todo o trabalho desenvolvido durante o período de vigência do projeto, considera-se que as ações realizadas são de extrema importância para os envolvidos no projeto na construção de uma cultura inclusiva para todos os participantes das ações, assim como, para a sociedade como um todo. Conclui-se, desta forma, que as ações realizadas até o momento contribuíram para sensibilizar o público-alvo do projeto, sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência, além de fortalecer a relação com a comunidade externa através da difusão do conhecimento e da relação dialógica com a sociedade, através de ações de extensão.
Palavras-chave
acessibilidade, educação, inclusão, aprendizagem.
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