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Implementando práticas pedagógicas para a inclusão no Campus Erechim do IFRS
João Henrique dos Santos Brum, João Vítor Stormovski, Marli Daniel, Marcia Klein Zahner, Juliana Carla Girotto

Última alteração: 21-03-2019

Resumo


A inclusão de pessoas com deficiência e com necessidades específicas nos espaços educativos vem se apresentando numa perspectiva de integração ao ensino regular, sendo que, esta concepção se consolidou com a aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência em 2015. Com este intuito, o NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, através do projeto de ensino educação e inclusão: implementando ações pedagógicas no Campus Erechim do IFRS, busca promover a reflexão e a sensibilização para as necessidades educacionais específicas pela comunidade acadêmica do IFRS, acolhendo as demandas dos alunos que necessitam de um suporte e apoio extraclasse. O projeto acompanha o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, proporcionando auxílio no andamento das atividades. Inicialmente, para conhecimento e familiarização do tema, foram disponibilizados pela coordenação do projeto aos bolsistas, vários materiais sobre acessibilidade e inclusão, auxiliando na aquisição de uma base referencial. Na sequência, foi possível iniciar o acompanhamento acadêmico dos estudantes que se dispuseram a participar do projeto. A forma de execução do trabalho é variada para cada estudante, inicialmente são realizadas conversas em conjunto com a coordenação do projeto. Com o agendamento de momentos individuais, são realizados diagnósticos prévios sobre as principais dificuldades, bem como, mapeado os momentos de avaliação do semestre para a estruturação de um roteiro de estudos. Em cada atendimento, é buscado o melhor método, de acordo com a disciplina e o conteúdo disponibilizado, buscando sanar as dúvidas. O procedimento utilizado é a leitura de materiais, debate e explicação do conteúdo, auxílio na produção de trabalhos, realização e correção de listas de exercícios e revisão de instrumentos de avaliação. Os encontros são realizados na sala do NAPNE que dispõe de um computador para pesquisa e quadro que auxilia nas explicações. Quando necessário, os bolsistas acompanham o estudante nos horários de atendimento com os professores das disciplinas, auxiliando no esclarecimento de dúvidas. Percebe-se que a participação do estudante nos atendimentos individuais a partir do início do semestre letivo, gera um melhor aproveitamento, uma vez que, possibilita o acompanhamento de todos os conteúdos, auxiliando já nas primeiras avaliações. Destacamos como resultado o avanço no domínio de saberes por parte dos estudantes atendidos, o que proporciona melhor desempenho acadêmico e evolução no curso em que estão matriculados. Conclui-se que este projeto possibilita a permanência e a evolução dos estudantes, demonstrando que é fundamental o acompanhamento e suporte extraclasse.

Palavras-chave


acessibilidade, inclusão, necessidades específicas

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