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Monitoria de Química: Geral, Geral e Inorgânica, Orgânica I, Orgânica II, Analítica e Instrumental
Ricardo Alexandre Rebello Tavares, Cristiane Reinaldo Lisboa, Guilherme Barcellos de Moura, Andressa Sausen de Freitas

Última alteração: 21-03-2019

Resumo


A disciplina de Química é considerada uma das mais difíceis e abstratas do Ensino Médio, pois se trata de uma ciência microscópica, muitas vezes de difícil compreensão por uma parcela significativa dos estudantes. Diante disso, vislumbra-se a importância e necessidade basilar da existência dessa monitoria, que tem como principal objetivo instruir os discentes do Curso Técnico de Alimentos, bem como os acadêmicos da graduação de Engenharia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Erechim-RS, no intento de sanar as dificuldades de aprendizado destes e, por conseguinte, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A monitoria oportuniza a participação dos estudantes em situações que o conduzam à formação integral; fomentar a troca de conhecimentos entre os discentes; prestar suporte ao corpo docente no desenvolvimento das práticas pedagógicas e na produção de material de apoio que aprimorem o processo ensino-aprendizagem. Ademais, promove a cooperação e a integração entre estudantes e professores, e estimula a capacidade de liderança, organização e responsabilidade do grupo em comento. O monitor se fez presente em dias alternados, estando disponível por 16 (dezesseis) horas semanais, em consonância, por vezes, com o tempo vago de alguns discentes, atentou para as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentavam, o que de forma geral, implicou na explicitação das temáticas abordadas em sala de aula, na resolução de atividades e na correção de trabalhos realizados pelo corpo discente. Também, a função como monitor possibilitou abranger e aprimorar o conhecimento e a retórica no convívio diário com estudantes de diversos cursos do quadro institucional, transformando a experiência como monitor em uma vivência universal e proveitosa, não só para os semestres subsequentes, mas também para a vida pós academia. E por fim, a monitoria de química ajudou com a inclusão social de pessoas com dificuldades de aprendizado, de forma que certos paradigmas da vida, estigmatizados pelo senso comum, puderam ser ultrapassados, rompidos com a força de vontade desses indivíduos.

Palavras-chave


química, monitoria, discente

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