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Marketing, empreendedorismo e consumo sustentáveis: uma análise do comportamento do consumidor jovem do Alto Uruguai Gaúcho/RS
Claudia Fabiane Nascimento, Angelita Freitas da Silva, Keila Cristina da Rosa, Cassina Bortoli, Silvana Saionara Gollo

Última alteração: 16-01-2019

Resumo


A pesquisa trata do consumo, marketing e empreendedorismo sustentáveis, temas que consideram a existência dos três focos de atuação às empresas e aos indivíduos: o social, o ambiental e o econômico. O consumo sustentável refere-se a compra e consumo de produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos naturais, a utilização de materiais e equipamentos até o fim de sua vida útil, sua reutilização, sempre que possível, e a correta destinação para reciclagem, no fim do ciclo de vida. O marketing sustentável é um instrumento que, através do composto de marketing (produto, comunicação, distribuição e preços), formulado sob o enfoque econômico, social e ambiental, pode estimular o consumo sustentável e o empreendedorismo sustentável. Neste contexto, o empreendedorismo sustentável é um campo de estudo que busca entender como oportunidades de desenvolver futuros bens e serviços são descobertas, criadas e exploradas, levando em consideração a responsabilidade social, ambiental e os resultados econômicos. A pesquisa objetiva analisar o comportamento do consumidor jovem, de 15 a 29 anos, em relação ao consumo e marketing sustentáveis e propor estratégias que visem promover o empreendedorismo sustentável na região. A pesquisa classifica-se como qualitativa e quantitativa. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os temas: consumo, marketing e empreendedorismo sustentáveis. Para o estudo do consumo sustentável utilizou-se a pesquisa quantitativa, descritiva e o método de Levantamento Tipo Survey, selecionando consumidores do sexo masculino e feminino, de 15 a 29 anos, da região do Alto Uruguai Gaúcho/RS.. Para a coleta de dados utilizou-se questionário estruturado, com quatro constructos de consumo sustentável: hábitos de compra e consumo, reciclagem, consciência ecológica e economia de recursos, mensurados em 19 itens, através da Escala Likert de 5 pontos. Os dados foram analisados de forma quantitativa, com o uso do sistema estatístico SPSS. O estudo da literatura permitiu entender que o empreendedorismo sustentável representa uma forma de empreendedorismo inovador, orientando a empresa para o mercado, visando à criação de produtos e serviços para ganhos econômicos, mas considerando, fundamentalmente, em seus objetivos, suas contribuições e influências sociais e ambientais sobre a qualidade de vida das pessoas e a preservação do planeta. A pesquisa permite inferir que dos constructos analisados, as práticas de consumo sustentável mais realizadas pelos consumidores, são, respectivamente, a reciclagem, economia de recursos, hábitos de compra e consumo e consciência ecológica.

Palavras-chave


consumo sustentável, marketing sustentável, empreendedorismo sustentável.

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