Portal de Eventos do IFRS, 7º JEPEX e 1° Mostra

Tamanho da fonte: 
Relato de experiência na atividade de monitoria acadêmica na disciplina de operações unitárias
Patrícia Elena Muller, Cristiane Reinaldo Lisboa

Última alteração: 21-03-2019

Resumo


A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino e aprendizagem que proporciona ao discente aprofundar conhecimento na área específica e enriquecer sua vida acadêmica com a participação na organização e desenvolvimento da disciplina. A disciplina de operações unitárias visa compreender todos as etapas que compõem um processo unitário, englobando noções de balança de massa, separação mecânica, transporte mecânico de líquidos e sólidos e operações de evaporação, destilação e secagem, o que torna está disciplina complexa e com grau de dificuldade maior perante as demais. A prática da monitoria tem como objetivos contribuir com o desenvolvimento pedagógico dos alunos ao longo do semestre, além de desenvolver a experiência em atividades didáticas do monitor, ao qual se torna um agente facilitador da relação aluno-professor. O programa de monitoria do curso Técnico em Alimentos, Campus Erechim-RS do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, da disciplina de Operações Unitárias, começou em agosto de 2018 e será desenvolvido até o final do corrente semestre. A monitoria tem carga horária de 16 horas semanais, divididas em quatro encontros os quais tem como finalidade complementar os conhecimentos teóricos dos discentes da disciplina, esclarecer e tirar dúvidas dos conteúdos ministrados em sala de aula. A monitoria proporciona auxílio aos alunos monitorados na resolução de lista de exercícios, preparação de seminários e trabalhos. Por meio da monitoria, é possível perceber que os alunos de operações unitárias sentem dificuldades em cálculos de balanço de massa e evidencia-se a prática da monitoria de forma criativa e estratégica com apresentação de vídeos, sites didáticos e dinâmicas para facilitar o aprendizado, a fim de obter resultados positivos ao final do semestre. Os conhecimentos que são adquiridos junto ao professor contribuem para conquista intelectual e social do monitor e dos discentes. Portanto, a monitoria é um instrumento para melhorar o processo de aprendizagem e proporcionar a troca de experiências e conhecimentos aproximando os alunos.

Palavras-chave


monitoria, conhecimento, operações unitárias.

Texto completo: PDF