Portal de Eventos do IFRS, 7º JEPEX e 1° Mostra

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Matemática I
Thaise Barbosa Nonnemacher, Mateus Biazus Biancini, Andre Luiz Bedendo

Última alteração: 21-03-2019

Resumo


É perceptível uma clara dificuldade em grande parte dos alunos do IFRS no desenvolvimento de habilidades matemáticas elementares. Esta defasagem atinge tanto alunos de cursos de nível técnico quanto superior. A falta destes conceitos matemáticos provenientes da formação básica impacta diretamente nas disciplinas-base dos semestres letivos iniciais das Engenharias como Cálculo I, Álgebra Linear e Geometria Analítica, bem como Matemática Aplicada em cursos de nível técnico. Por essa razão, o programa de Monitoria Acadêmica em Matemática I tem por objetivo proporcionar em paralelo as atividades de ensino regulares, o auxílio a estes alunos no aprimoramento de conceitos matemáticos elementares visando contribuir com a melhoria do processo de aprendizagem. O trabalho desenvolvido na monitoria consiste no atendimento individual ou em grupos aos alunos, buscando solucionar suas principais dúvidas e questionamentos. Nesta metodologia as principais tarefas contemplam explicações de conceitos teóricos além de aprimoramento de técnicas e métodos específicos para a resolução de problemas, os quais são implementados no auxílio a resolução de listas de exercícios propostas pelos professores. A monitoria é realizada por uma aluna do Curso de Engenharia Mecânica, cumprindo horários previamente estabelecidos, sendo constantemente avaliada sob os critérios de responsabilidade, assiduidade, pontualidade e competência nas tarefas realizadas. Observou-se a partir de resultados parciais que os índices de aprovação entre os alunos que participam do atendimento da monitora e mantêm comprometimento e responsabilidade com suas obrigações acadêmicas são maiores em relação aos alunos que apenas frequentam as aulas regulares. No entanto, a procura pela monitoria dos alunos ingressantes nos cursos superiores é relativamente baixa e praticamente inexistente por parte dos alunos de cursos técnicos. A utilização do ambiente da monitoria mostra-se extremamente satisfatória, ao fato que muitos dos alunos que a demandam apresentam dificuldades de cálculos matemáticos básicos, os quais em grande parte são sanados pela orientação e auxílio da monitora. A partir disso, nota-se que a monitoria de Matemática I contribui significativamente para a melhoria do processo de aprendizagem, pois possibilita diagnosticar e fazer chegar aos professores da área as principais dificuldades e potencialidades observadas junto ao perfil dos alunos ingressantes na Instituição. Consequente com base nestes apontamentos o professor terá oportunidade de buscar alternativas para melhorar as práticas de ensino e aprendizagem em matemática contribuindo assim com a redução nos índices de evasão e reprovação destes alunos.

Palavras-chave


atendimento, exercícios, ensino, explicação

Texto completo: PDF