Portal de Eventos do IFRS, 7º JEPEX e 1° Mostra

Tamanho da fonte: 
IV Desafio de Moda
Aline Stempkowski, Patrícia Cristina Nienov Weber

Última alteração: 29-03-2019

Resumo


O IV Desafio de Moda parte de uma colaboração entre o IFRS, O SEBRAE e o Sindvest e a partir dessa parceria são organizados todos os andamentos necessários para a execução da atividade. Durante o período de maio a novembro, são realizadas diversas reuniões nas quais são organizadas todas as diretrizes do projeto. O IV Desafio de Moda tem o intuito de fomentar o espírito empreendedor, a criatividade e a habilidade dos participantes na solução de problemas práticos enfrentados no cotidiano das indústrias de confecção através da simulação situações reais vividas nas empresas. O Desafio de Moda é formado por equipes compostas por 3 integrantes podendo ser eles estudantes de moda e vestuário, colaboradores, empresas de confecção, costureiras, modelistas, estilistas e demais pessoas que possuam conhecimentos na área de moda e vestuário. Acontece em duas etapas, sendo que na primeira etapa é exposta uma situação problema e a equipe deve criar uma mini coleção com base no material oferecido (aviamentos, tecidos) que são posteriormente apresentadas à uma banca avaliadora, que define as equipes que irão para a segunda etapa, que consiste na confecção de um dos looks propostos na mini coleção. Em todo o Desafio é avaliada a criatividade, coerência, apresentação dos desenhos, qualidade e também a justificativa apresentada para a coleção e desenvolvimento das peças. Além de propiciar novos conhecimentos teóricos e conseguir aplicá-los de forma prática, o projeto ainda contribui para melhor qualificação de profissionais da área da moda e vestuário, e também coopera para a solução das situações problema encontradas na indústria local. O Desafio de Moda também oportuniza aos profissionais tornarem-se mais criativos e com maior compreensão das ações práticas e cotidianas, influenciando positivamente a comunidade acadêmica a desenvolver novas habilidades. O projeto visa compreender de forma prática, questões corriqueiras ao desenvolvimento de uma empresa, que são abordados em salas de aula, mas que apresentadas dessa maneira possam não somente atentar os participantes para os reais conceitos do mercado empreendedor da moda, mas também lhes propiciar a vivência de forma real, o que auxilia na formação como um todo.

Palavras-chave


moda, criatividade, inovação, empreendedorismo.

Texto completo: PDF