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Ações pedagógicas para estudantes com necessidades específicas do Campus Erechim do IFRS
João Vitor Benka Stormovski, João Henrique dos Santos Brum, Marlova Elizabete Balke, Fernanda Zatti, Juliana Carla Girotto

Última alteração: 21-03-2019

Resumo


A educação na perspectiva da inclusão constitui-se como um direito da pessoa com deficiência e com necessidades específicas, possibilitando seu desenvolvimento pleno, respeitando sua singularidade, primando pelo crescimento pessoal e inserção social. A partir desta concepção, o NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas busca auxiliar os processos de ensino e aprendizagem, bem como, promover estudos e discussões acerca das adaptações curriculares, através do projeto de ensino educação e inclusão: implementando ações pedagógicas no Campus Erechim do IFRS. Nesta perspectiva, este projeto propõe a reflexão e a sensibilização sobre o tema no meio acadêmico, além de acompanhar e auxiliar os estudantes que se autodeclaram com necessidades específicas, realizando atendimentos extraclasses. A metodologia utilizada parte do estudo de subsídios, através de revisão bibliográfica, que proporcionaram um embasamento ao trabalho desenvolvido pelos bolsistas, possibilitando o aprimoramento de técnicas e estratégias de ensino, tornando o trabalho mais efetivo. Na sequencia, foi realizado um planejamento das ações para o desenvolvimento e acompanhamento acadêmico, sendo realizado o atendimento individual, que engloba diversas abordagens, das mais simples às mais complexas. No decorrer dos atendimentos, busca-se motivar o envolvimento nas atividades acadêmicas, gerando discussões sobre os conteúdos, fazendo com que os estudantes construam argumentos que consolidem os saberes abordados, instigando processualmente, para a construção da autonomia. Após a realização de alguns atendimentos percebe-se a evolução dos estudantes que participam do projeto, uma vez que há melhora significativa no desempenho acadêmico. Cabe destacar alguns desafios diagnosticados no decorrer das atividades, como a dificuldade de concentração dos estudantes, assim como, a dependência acerca de algumas tarefas, sendo necessária uma abordagem específica dos bolsistas para cada perfil. Sendo assim, ressaltamos que as atividades realizadas nesse projeto estão sendo de extrema importância, integrando os estudantes ao meio acadêmico e possibilitando maior confiança, melhoria da autoestima e da autonomia. Desse modo, percebe-se a importância de projetos que proporcionem suporte e acompanhamento aos estudantes com necessidades específicas, ao passo que é responsabilidade de toda comunidade acadêmica integrar, primando pela inclusão social de todos.


Palavras-chave


ensino, inclusão, necessidades específicas

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