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Monitoria Metalurgia
Cristian Rafael Riedel, Fábio Luis Knewitz

Última alteração: 21-03-2019

Resumo


A monitoria apresenta-se como uma modalidade acadêmica que possibilita o desenvolvimento conjunto de ensino e aprendizagem, contribuindo para a formação integralizada do aluno. Ela é constituída de experiências pedagógicas que possibilitam a articulação entre a teoria e a prática, promovendo a cooperação entre discente (o monitor) e docente. Neste contexto, o presente trabalho visa relatar as atividades de monitoria realizadas nas disciplinas de Ciência dos Materiais ll (Engenharia Mecânica) e Tecnologia dos Materiais ll (Técnico em Mecânica). Atividades estas que são referentes à área de Mecânica, Subárea Metalurgia. Realizaram-se acompanhamentos das práticas de laboratório concernente aos processos metalúrgicos previstos nos planos de ensino das respectivas disciplinas. Os atendimentos ocorreram em horários disponibilizados de acordo com as necessidades de professores e alunos. Dentre as principais atividades desenvolvidas destacam-se: o acompanhamento e auxílio na prática metalográfica; demonstrações de ensaios mecânicos de Líquidos Penetrantes (LP) e Partículas Magnéticas (PM); ensaios de dureza Rockwell; ensaios de tração e compressão; ensaio Jominy; demonstração de tratamento térmico de têmpera. Além das participações em aula, foram realizadas atividades de preparação dos materiais (insumos) para as práticas. Foram realizados no total 48 atendimentos individuais a alunos, além das participações em aulas práticas onde, em média, participaram 20 alunos por aula. Verificou-se que a prática da monitoria acadêmica traz benefícios para todas as partes envolvidas, sejam elas: discentes, monitor e docente. Para os discentes a monitoria favorece e potencializa o aprendizado; despertando o interesse pelas disciplinas e representando um meio de sanar dúvidas. Para o monitor, congrega ensino e aprendizado contribuindo assim para o aprimoramento de sua formação, pois exige concentração, responsabilidade, argumentação, domínio dos conteúdos, boa relação interpessoal e capacidade interativa. Além disso, oferece a vivência de novas práticas e experiências pedagógicas, uma vez que o aluno-monitor deixa de ser apenas receptor de conteúdos, passando a ter um papel ativo na construção do conhecimento. Ao final, destaca-se a que a prática de atividades pedagógicas na condição de monitoria, potencializou a realização de atividades práticas por parte dos alunos matriculados nas disciplinas supracitadas, sobretudo em horários complementares em relação ao expediente normal previsto para o curso.



Palavras-chave


monitoria, mecânica, metalurgia

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