Última alteração: 16-01-2019
Resumo
Inicialmente, o estudo aplicado em 2005 visou identificar o perfil dos proprietários-dirigentes da microrregião do Alto Uruguai (RS e SC) e observar suas principais características comportamentais e empreendedoras. Agora, em 2018, a replicação do mesmo estudo, com empresas que pertenceram ao grupo originalmente pesquisado, buscou analisar se estes gestores (amostra) apresentaram adequação de seu perfil para enfrentar as complexas alterações do mercado, ocorridas neste período (2005 - 2018). As mesmas pressuposições adotadas na pesquisa original foram adotadas no presente estudo de caso, onde se apresentava uma predominância de gestores com um perfil voltado ao estabelecimento de metas, comprometimento, independência e autoconfiança. O estudo em questão levantou informações qualitativas, as quais posteriormente serão quantificadas para a análise. Além desta técnica, se faz necessária a utilização de técnicas quantitativas-comparativas para validar o desenvolvimento do grupo analisado em 2005. No presente estudo, a característica que mais se sobressaiu fora a busca de informações, o que é corroborado pela necessidade de constância na atualização dos dados para a tomada de decisão. Esta informação reforça a necessidade de adaptação dos empreendedores às necessidades do mercado que os forçam a buscar novos métodos de gestão e geração de lucros. Como resultado, o estudo traz uma análise um pouco mais aprofundada, onde se analise o impacto da busca de informações e a sua interpretação superficial ou não interpretação. Esta falta de interpretação sobre a análise dos dados leva a um imediatismo corroborando para um cenário cada vez mais conturbado. Ainda como resultado, o excesso de informação prejudica a tomada de decisão uma vez que o excesso de informação sem análise conduz a erros.