Portal de Eventos do IFRS, 7º JEPEX e 1° Mostra

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Desenvolvimento de um sistema de alinhamento para as rodas dianteiras de um protótipo veicular de eficiência energética
Gabriel Salini, Jean Carlos Jacuboski, Marcos Marchetto, Airton Campanhola Bortoluzzi, Alisson Dalsasso Corrêa de Souza

Última alteração: 16-01-2019

Resumo


O desenvolvimento de novas tecnologias com fins voltados a eficiência energética é assunto em voga devido à dependência dos combustíveis de origem fóssil associada a disponibilidade dessas fontes energéticas. Deste modo, há o surgimento de diversas ações que incentivam o desenvolvimento de soluções que levem a uma maior economia de combustível. A Shell Eco Marathon é uma competição que se destaca ao instigar estudantes de engenharia a desenvolverem protótipos veiculares com o menor consumo de combustível possível. O IFRS - Campus Erechim está participando desta competição, trazendo o presente trabalho que teve como objetivo desenvolver um sistema de alinhamento para o protótipo de eficiência energética visto que a minimização das perdas por atrito e desgaste de pneus, causados pelo desalinhamento das rodas, fornecem um caminho para o aumento do potencial de eficiência energética do veículo. De modo a atingir tal objetivo, fez-se o uso de uma metodologia de programação baseada em Ladder, a qual foi empregada em um microcontrolador Arduino UNO R3. O funcionamento desse microcontrolador foi auxiliado por uma placa de circuito impresso, de modo a efetuar o alinhamento entre as rodas do protótipo em relação ao centro do mesmo através de uma análise comparativa dos dados coletados por sensores ultrassônicos. Os resultados alcançaram um paralelismo satisfatório entre as rodas, obtendo aproximadamente 0,05 mm de discrepância entre as distâncias mensuradas. Apesar da baixa confiabilidade dos sensores utilizados, foi possível realizar as medições e obter resultados razoáveis, os quais podem ser melhorados com o uso de sensores com uma melhor confiabilidade.

 

Palavras-chave: eficiência energética, protótipo veicular, alinhamento, sensor ultrassônico.



Palavras-chave


Eficiência energética, protótipo veicular, alinhamento, sensor ultrassônico.

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