Portal de Eventos do IFRS, 6º JEPEx 2017

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Mecânica dos Sólidos
Luan Willian Pinto Bueno Dias, Enildo de Matos de Oliveira

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


A monitoria acadêmica de Mecânica dos Sólidos é um projeto que visa promover a melhoria do ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Erechim. Isso ocorre através da disponibilização de horários de atendimento semanais (16h) aos discentes dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica e Técnico em Mecânica, para sanar suas dúvidas, resolver exercícios e aprimorar seus conhecimentos em horários diferentes dos horários de aula. Tal atendimento é realizado por um acadêmico, selecionado através de uma prova de conhecimentos sobre a disciplina e entrevista com o coordenador do projeto de ensino. O projeto possui os seguintes objetivos: explicar o que é a monitoria acadêmica e suas finalidades; os dias da semana e os horários em que ocorrem os atendimentos, os materiais, ferramentas e métodos utilizados; os conteúdos da disciplina que geraram maiores dúvidas aos discentes; as dificuldades encontradas pelo monitor durante a realização das atividades do programa e as atitudes tomadas para contornar tais dificuldades; expor a experiência adquirida durante o programa de monitoria; e por fim, sugerir melhoras ao programa de monitoria acadêmica. Após o primeiro semestre deste projeto de ensino, pode-se concluir que as principais dificuldades dos discentes concentraram-se na falta do estudo do conteúdo teórico da disciplina, que iniciavam a resolução das listas de exercícios, sem antes compreenderem os conceitos fundamentais necessários, resultando assim, em dificuldades conceituais e erros pontuais no momento da resolução dos exercícios. Com o intuito de auxiliar os discentes, foram resolvidas as listas de exercícios e realizado o estudo da parte teórica da disciplina. Através das atividades da monitoria, foi possível aprimorar as habilidades de docência, a integração com discentes de outras turmas e cursos da instituição. A assídua frequência dos estudantes à monitoria é outro ponto que merece destaque, visto a melhora no domínio dos conteúdos e no rendimento. Por fim, são sugeridas as seguintes propostas para aperfeiçoar o programa de monitoria acadêmica no IFRS – Campus Erechim: ofertar uma sala que fique sempre disponível para os monitores exercerem suas atividades e melhorar a divulgação dos horários de atendimento.

 


Palavras-chave


Ensino. Engenharia. Monitoria.

Texto completo: PDF