Portal de Eventos do IFRS, 6º JEPEx 2017

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Redes externas empresariais: Medição do comércio intra-regional de Misiones, Argentina e Estados do Sul do Brasil
Lucas Emiliano Ramirez, Marina Guarrochena De Arjol

Última alteração: 26-09-2017

Resumo


INTRODUÇÃO: As redes externas das empresas, com orientação para o comércio regional e internacional, são um fator facilitador ou restritivo no processo de internacionalização, desde as atividades de exportação e importação até a rede de fornecedores de bens, serviços e complementação produtiva regional. O comércio intrarregional adquire relevância no setor da madeira e móveis na Província de Misiones, Argentina e os Estados do Sul do Brasil, com o potencial desenvolvimento de cadeias produtivas complementares na região. Existem estudos sobre a mensuração do comércio bilateral setorial na região, mas na análise das redes comerciais externas devem integrar os indicadores da qualidade da inserção internacional na região. OBJETIVOS: Analisar os instrumentos de medição das redes externas das empresas na dinâmica do comércio de Misiones, Argentina com os Estados do Sul do Brasil. METODOLOGIA: O estudo é exploratório, descritivo e quantitativo, com o propósito de analisar e identificar os indicadores econômicos para avaliar as redes comerciais das empresas de Misiones e os Estados do Sul de Brasil. Oferece a possibilidade para avaliar, em função dos fluxos comerciais, as dinâmicas do comércio bilateral e a ação empresarial, produtos comercializados, redes de clientes, fornecedores e ligações com outros setores. Por meio de fontes secundárias e o banco de dados sistematizados de Nosis Exportador e Trade Map de Intracen.  RESULTADOS PARCIAIS: Na medição do comércio intrarregional coloca-se na análise da abordagem do produto e do mercado, permitindo avaliar o comércio bilateral, produto e evolução, comportamento da demanda e concorrentes-fornecedores dos mercados. Os indicadores de dinamismo comercial da região são: Vantagem Revelada Comparativa, Intensidade e Complementaridade Comercial e Diversificação-Concentração. Em qualidade, como especialização em exportação e importação, eles são os seguintes: Comércio Intra-industrial, Conteúdo Tecnológico, margens intensivas e extensivas (produtos e/ou mercados existentes e novos) do crescimento das exportações. Para a análise do desempenho das empresas associadas às exportações e importações, sãoexaminados os tipos de empresas e a participação no mercado, análise agregada por tamanho, produtos, resultados, clientes e fornecedores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As redes comerciais externas constituem instrumentos para a geração de uma visão internacional das empresas, reforçando as redes de cooperação inter-regional. A sistematização de indicadores de dinâmicas e qualidade comercial com estatísticas comparáveis facilita a tomada da decisão dos agentes econômicos e promove o desenvolvimento das cadeias regionais incipientes de produção.

Palavras-chave


Comércio internacional. Internacionalização. Empresas. Redes. Cadeias de produção.

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