Última alteração: 26-09-2017
Resumo
Alguns dos principais obstáculos na aprendizagem de disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral recaem na falta de domínio de técnicas básicas das suas operações, e principalmente, na interpretação e resolução de problemas. Neste sentido, o Programa de Monitoria Acadêmica - Matemática II visa oportunizar aos discentes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Alimentos, em paralelo as atividades de ensino regulares, o aprimoramento das habilidades de cálculo algébrico-analítico, raciocínio lógico, interpretação e resolução de problemas aplicados em nível avançado, especialmente nos componentes curriculares de Cálculo II e Cálculo III. A metodologia de trabalho consiste no atendimento individual ou em grupos, possibilitando solucionar às principais dúvidas e questionamentos propostos pelos alunos. Estas atividades consistem no auxílio na resolução de listas de exercícios, explicações de conceitos teóricos específicos destas disciplinas, além de aplicações de técnicas e métodos para a resolução de problemas aplicados. A monitoria é realizada por um aluno do Curso de Engenharia Mecânica, cumprindo horários previamente estabelecidos, sendo constantemente avaliado sob os critérios de responsabilidade, assiduidade, pontualidade e competência nas tarefas realizadas. De acordo com a experiência vivenciada em seu primeiro semestre letivo na Instituição, o número dos alunos que procuram pelo atendimento da monitoria de Matemática II é superior em relação à Matemática I. Tal fato justifica-se pelo aumento da complexidade dos conteúdos das disciplinas de Cálculo, e da consciência de praticar as atividades propostas em sala de aula. Ainda, com base em resultados parciais, verificou-se que os alunos que mantêm comprometimento e responsabilidade com suas obrigações acadêmicas, e procuraram as orientações do monitor conseguiram atingir resultados de aproveitamento satisfatório nas disciplinas de Cálculo II e III. Nesse sentido, percebe-se que a monitoria de Matemática II, além de promover a cooperação entre o corpo discente para melhorar o aproveitamento acadêmico, contribui para a melhoria do processo Ensino-Aprendizagem. Consequentemente, além de ter a oportunidade de obter mais conhecimentos e poder transmiti-los, o aluno monitor desenvolve aptidões de docência, o qual é valorizado pelo mercado de trabalho como um diferencial em sua formação curricular, além de despertar um possível interesse profissional na área acadêmica.