Última alteração: 26-09-2017
Resumo
O empreendedorismo é um tema antigo, presente na sociedade desde as primeiras ações humanas que resultaram em inovações, mesmo que à época não houvesse esta consciência. Devido a importância, ganhou maior visibilidade e tornou-se assunto essencial também no ambiente educacional, sendo disciplina obrigatória em praticamente todos os cursos da área de gestão. Muitas foram as mudanças ocorridas no processo de ensino-aprendizagem ao longo dos anos e estas demandam a utilização de métodos de ensino mais inovadores por parte dos professores. A utilização de metodologias ativas tem sido estratégia interessante neste sentido, uma vez que colocam o aluno em posição ativa, tornando-o responsável pelo seu aprendizado, contribuindo para diminuir a lacuna entre os conceitos teóricos discutidos em sala de aula e a atuação direta no ambiente profissional. Dentre as várias metodologias ativas disponíveis, encontram-se os casos de ensino que envolvem o relato de momentos da vida organizacional, construídos com propósitos educacionais específicos, que visam apresentar o aluno à situações reais que permeiam o dia a dia da carreira profissional escolhida, com dilemas e problemáticas a serem resolvidas, estimulando-o a pensar, buscar soluções e tomar decisões, favorecendo o desenvolvimento das competências requeridas deste profissional. Neste sentido, a presente pesquisa – de abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo de casos – tem por objetivo investigar histórias reais de empresas empreendedoras da região de Erechim, que possam servir de base para a futura elaboração de casos de ensino. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca dos temas mencionados (empreendedorismo, metodologias ativas, utilização no ensino de administração, casos de ensino), buscando a fundamentação teórica e aproximação com a temática. Em seguida foram selecionadas quatro empresas com perfil e área de atuação diferentes, levantadas informações básicas em pesquisa documental, iniciados os contatos e elaboração do protocolo de entrevista, sendo estes os resultados parciais até o momento. Os próximos passos envolvem a pesquisa de campo com a realização de entrevistas semi-estruturadas com fundadores/gestores de tais empresas, a transcrição destas e a formação do banco de dados para que, num próximo projeto sejam construídos os casos de ensino. Como considerações finais até então, pode-se mencionar quão grande a importância percebida através das pesquisas bibliográficas, de possibilitar-se que os alunos de gestão tenham acesso a situações reais vivenciadas por empreendedores e coloquem-se na posição de tomadores de decisão. Isto pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de competências importantes, possibilitando-lhe uma formação mais completa enquanto profissional e cidadão.